Publicidade
Sim & Não

Devedores terão nomes negativados

10/07/2018 às 21:17
Show tribunal de contas

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE) assina hoje  termo de cooperação técnica com os cartórios de protestos que vai deixar gestores públicos do Estado com as barbas de molho.  É que o termo prevê a negativação de quem não pagar as multas aplicadas pelo colegiado.  O acordo de cooperação, que é inédito na região Norte, será assinado pela presidente do TCE, Yara Lins dos Santos, e o presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção AM, Cloves Barbosa de Siqueira.

Sem crédito  Uma vez negativado pelo TCE, o gestor público (prefeito, secretário etc) não poderá comprar uma geladeira sequer porque estará com o nome sujo. Só se “limpará” se pagar a multa.

Ufa   Ação do procurador Isaac Almas, de Iranduba, assegurou ao município a manutenção de uma série de atividades frutos de convênio. Almas conseguiu uma liminar na Justiça Federal que concede à cidade certidão positiva com efeito negativo.

Saúde   A Secretaria de Estado de Saúde já assinou, este ano, R$ 17,8 milhões em convênios com prefeituras para reformar e equipar hospitais do interior.  Semana passada ficou pronta a reforma no Careiro Castanho, que custou R$ 2 milhões.

Tá na cara  “É claro que falta vontade política”. A frase do senador Eduardo Braga (MDB-AM) resume bem a audiência pública sobre a BR-319 feita ontem pela Comissão de Infraestrutura do Senado.

Caixa preta  Revelações feitas por técnicos da União na audiência motivaram  a imediata aprovação, pela Comissão, da convocação dos ministros do Meio Ambiente, Transportes e Justiça. “Precisamos abrir essa caixa preta”, concluiu Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Ninguém vê  O Conselho Federal de Medicina realizará este mês em Manaus seu 3º  Seminário sobre Crianças Desaparecidas. A intenção é alertar para esse mal invisível: cerca de 50 mil crianças desaparecem por ano no País.

Perigo   Os pediatras brasileiros, por meio de sua Sociedade (SBP), lamentaram a posição do Governo dos EUA que atuou contra políticas globais de aleitamento materno na última reunião da OMS.

Fardados  Levantamento de articuladores militares mostra que ao menos 116 integrantes das Forças Armadas são pré-candidatos nas eleições deste ano. Vinte e nove deles da ativa. A maioria dos pré-candidatos é do PSL, mas a lista tem nomes de filiados a outros 14 partidos.

Ceará  O general Guilherme Theophilo, que já foi chefe do Comando Militar da Amazônia, é nome certo do PSDB para disputar o Governo do Ceará.

Reforço  A Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui guardas municipais na lista de instituições que podem compor a Força Nacional de Segurança Pública.

Bom exemplo  Três jovens empreendedores de Manaus são finalistas do Prêmio Inova, que será entregue dia 13.  Kennedy Queiroz, Moisés Silva e Vânia do Nascimento fizeram treinamento de seis meses antes de lançar seus negócios.

Não era meme?  Ministro da Segurança, Raul Jungmann revelou que sua prmeira reação ao receber por whatsapp a notícia do habeas corpus para Lula, assinado pelo plantonista do TRF4, foi pensar: “É uma brincadeira de internet”.