Publicidade
Sim & Não

‘Dia D’ para o MPE, TCE e o TJ/AM

03/06/2017 às 14:53 - Atualizado em 03/06/2017 às 14:55
Show tribunal05555

Está marcada para a próxima quinta-feira (8), às 10h, na sede do Tribunal de Justiça do AM, uma reunião com todos os representantes dos poderes do Estado para definir a adesão do Ministério Público, do Tribunal de Contas  do próprio TJ/AM ao AmazonPrev. O governador David Almeida (PSD) estará presente. O Estado é o maior interessado no assunto. Se os demais poderes não se enquadrarem no sistema único de previdência até 16 de julho, transferências de recursos da União poderão ser bloqueadas. 

Limite   O fato de cada poder no Amazonas manter um sistema próprio de previdência contraria a Constituição Federal. Por isso, no dia 16 de janeiro deste ano a União estabeleceu um prazo de seis meses para que todos os Estados se enquadrassem. 

Tem que  Emendas parlamentares do orçamento, além de operações de créditos, ficarão bloqueadas caso o Amazonas não se encaixe na regra. O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), que desde o início do ano faz alertas insistentes para que o assunto seja resolvido, diz que agora chegamos ao limite. “Tem que ser  resolvido”.

Pólen   Citando trecho de uma canção das “Coleguinhas”  Simone e Simaria, o vice-presidente estadual do PDT, Stones Machado, publicou foto nas redes sociais em que aparece ao lado do ex-governador  Amazonino Mendes, com a frase: “Quando o mel é bom, a abelha sempre volta”.

 Reluzente  Na foto, ao lado de Amazonino Mendes também aparecem o presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, e o deputado federal Hissa Abrahão, presidente estadual da sigla. Ao SIM&NÃO, Luppi disse, ontem, que  o tema eleição deixa os olhos de Amazonino “brilhando”.

Magrinho  Hissa Abrahão revelou à coluna o “segredo” que o fez perder 32 quilos em quatro meses: fechou a boca. Em dieta braba e sem cirurgia de redução de estômago, o parlamentar eliminou oito quilos por mês. Até a bebida o deputado deixou de lado, por enquanto.

 Agendão Desde  quinta-feira o senador Eduardo Braga (PMDB) cumpre agenda intensa em Manaus. Na sexta-feira ele se reuniu com trabalhadores de diversas categorias. Na manhã deste sábado foi a vez de conversar com profissionais da área de educação.

 Solo Oficialmente, até agora, o PMDB não apresentou nenhum apoiador de sua campanha ao governo do Estado. Nas imagens compartilhadas em suas redes sociais dos encontros que vêm tendo com eleitores, Braga sempre aparece sozinho, com postura de palestrante.

 Ranzinza  Ninguém sabe o motivo, mas o deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB) vem dando patada no vento, nos últimos dias. O parlamentar anda batendo boca até com servidores de outros gabinetes.

Compromisso  O governador David Almeida pediu ao procurador-geral de Contas, Carlos Alberto, que fiscalize com lupa as ações do governo do Estado durante o período em que ele estiver no comando do Poder Executivo.

Atípico  David tem a preocupação de deixar claro o que fez e o que não fez, já que em um ano, o AM terá tido três governadores.