Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021
Sim e Não

Dia histórico para a saúde do interior


Obras-no-Jofre-Cohen-2-500x281_0397C710-DF15-4327-999E-F4F56F787CDA.jpg
13/10/2021 às 09:11

Serão inaugurados sexta-feira, em Parintins, os 10 primeiros leitos de UTI do interior do Amazonas. A informação foi confirmada à coluna pelo secretário de assistência especializada do interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Cassio Espírito Santo. Ele inspecionou as obras da reforma do Hospital Regional Dr. Jofre Matos Cohen esta semana. Além dos 10 leitos de UTI, os primeiros da história do interior, a unidade de saúde passou por ampliação da rede de oxigênio e ganhará um novo tomógrafo.

Tudo lá  - O Hospital Jofre Cohen passou a concentrar todo o atendimento hospitalar do SUS em Parintins após a paralisação dos atendimentos no Hospital Padre Colombo, que pertence à diocese da cidade e está sendo reformado. Desde o dia 1º de outubro, uma equipe da SES-AM acompanha a reorganização da rede local.

Dia de festa - A inauguração das UTIs em Parintins será no dia do aniversário da cidade e terá a presença do governador Wilson Lima (PSC). Quem também estará na cidade é a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB). Ela vai acompanhar a entrega de quatro academias ao ar livre feitas com emenda destinada por ela ao município.

O mais ilustre  - O evento de inauguração do Parque Cidade da Criança, ontem, contou com vários personagens infantis. No meio da Bela e a Fera, Homem Aranha e Homer Simpson, uma figura chamou atenção: o Super Homem. Tudo porque vestindo a fantasia estava o vereador de Manaus Raulzinho (PSDB).

Motoristas - Já tramitam na Assembleia Legislativa do Amazonas os dois projetos anunciados pelo Governo do Estado um para beneficiar motoristas: um deles cria a CNH Social, que isenta pessoas de baixa renda do pagamento pelo documento. O outro isenta mototaxistas e motofretistas das taxas de curso obrigatório.

Proteção -  Está em vigor a lei que proíbe despejos até o final deste ano. A proibição, aprovada pelos deputados federais em julho, foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto, mas teve o veto derrubado em setembro.

Proteção 2  - A promulgação ocorreu no último dia 8 e suspende os efeitos de qualquer ato ou decisão de despejo, desocupação ou remoção forçada coletiva de imóvel privado ou público.

Inflação  -  O IPCA, índice oficial de inflação no país, bateu em 10,25% em 12 meses, mas a “sensação” é de que o índice é ainda maior, segundo afirmou Renato Meirelles, do Instituto Locomotiva, ao jornal Folha de S. Paulo. Meirelles diz  que as pesquisas qualitativas sinalizam percepção bastante acima disso: “Os preços na cesta de compras das pessoas subiram muito mais”.

Inclusão - O Plenário do Senado aprovou, em votação simbólica, projeto de lei que obriga a criação, em todas as unidades da Federação, no âmbito do SUS, de centros de assistência integral à pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). O projeto é fruto de ideia legislativa apresentada pela mãe de uma jovem autista.

Rejeitado -  A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou Projeto que fixava cota de 10% das vagas de todos os cursos de graduação das instituições federais para quem cumpriu o serviço militar obrigatório. Hoje já há cota de 50% para alunos que vieram da rede pública de ensino.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.