Quarta-feira, 03 de Junho de 2020
Sim & Não

Diálogo foi decisão acertada


maxresdefault_D84B95F8-F6D8-4691-8DB0-27E27F7EF535.jpg
01/04/2020 às 07:53

Se mostrou acertada a decisão do governador Wilson Lima (PSC) de chamar as entidades representativas da indústria e  comércio para integrar o comitê que vai discutir a retomada gradual da atividade econômica à medida que o controle do novo coronavírus avance. Acertada também foi a iniciativa de convidar o infectologista Marcos Lacerda para mostrar a real situação  no Amazonas. Os empresários saíram convencidos da necessidade das medidas amargas.     

Reforço  A longa reunião de mais de quatro horas na sede do governo serviu também para comunicar que o Polo Industrial de Manaus (PIM) já está trabalhando em conjunto com universidades locais para fazer protótipos e começar a produzir respiradores para suprir a demanda do Estado.

Preços 1   Manchete de A CRÍTICA na edição de segunda-feira (30), a alta dos preços em virtude da quarentena foi comprovada pela coleta de preços realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada ontem (31).

Preços 2   Na cesta básica, 20 itens tiveram reajuste de R$ 1,64% na semana passada, contra 0,19% no início do mês. Para a FVG, são dois os fatores que incidem na majoração dos preços: mais refeições sendo feitas nas residências e aumento da estocagem de alimentos.

Pagamento   O Governo do estado priorizou os terceirizados da saúde e pagou R$ 23 milhões, referentes à competência de janeiro, às cooperativas de médicos e enfermeiros. A prioridade foi uma solicitação da presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Mayara Pinheiro (Progressistas).

Fake  Correu ontem (31) um boato, nas redes sociais e aplicativos de mensagens, de que Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE–AM) estaria votando uma proposta de redução de 20% no salário dos servidores públicos. Tanto  a própria ALE–AM quanto o governador Wilson Lima (PSC) se encarregaram de alertar que se tratava de fake news.

Convocação   Em requerimento protocolizado junto à ALE-AM, o deputado estadual Péricles Nascimento (PSL) sugere ao Governo do Estado a imediata convocação dos profissionais de saúde aprovados no concurso de 2009 do Corpo de Bombeiros, no intuito de reforçar o quadro médico da saúde pública no combate ao coronavírus.

Cirurgias   Foram suspensas oficialmente pelo secretário de Estado de Saúde, Rodrigo Tobias, as cirurgias eletivas pela rede pública estadual e pela rede contratualizada, em virtude da pandemia de Covid-19. As exceções são cirurgias cardíacas, oncológicas e aquelas que possam causar danos permanentes ao paciente caso não sejam realizadas.

Sebrae  Em uma ação de resposta à crise anunciada pela pandemia do coronavírus, o Sebrae Nacional está elaborando medidas para auxiliar tecnicamente o  Sebrae Amazonas.
 
Sebrae 2  Suporte técnico, articulação de políticas públicas em prol dos pequenos negócios  e oferta de crédito para garantir capital de giro às empresa estão entre as medidas que serão adotadas para aplacar os efeitos da crise.
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.