Publicidade
Sim & Não

Dilma zomba e ignora conjuntura

17/03/2016 às 19:23
Show 25815407016 649b8db1bb o 850x578

Em graus diferentes, membros da bancada do Amazonas, de oposição e da base do governo federal, desaprovaram a nomeação do ex-presidente Lula para Casa Civil. O líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino, diz que a presidente Dilma Rousseff (PT) renunciou à Presidência, entregando-a de vez ao ex-presidente. Marcos Rotta, do PMDB, afirmou que não dá para negar a habilidade política do petista, mas ressaltou que o momento da nomeação é ruim, com os petistas sendo alvos de manifestações e Lula sendo investigado.

Zombaria

Para Pauderney, Dilma deu um tapa na cara do povo brasileiro. “É um escárnio”, protestou o deputado federal amazonense, antes de se juntar a um grupo de oposicionistas em manifestação na tarde de ontem em frente ao Palácio do Planalto.

Água com açúcar

A chegada de Lula não acelera e nem breca o iminente desembarque do PMDB do governo de Dilma, avaliou, ontem, Marcos Rotta. “Não creio que vai interferir nas questões internas. Não percebi hoje (ontem) nenhum grau de satisfação ou insatisfação nos membros do PMDB sobre isso”, comentou.

Goleada

Por 28 votos a 3, a Ordem dos Advogados no Amazonas adotou posição favorável ao pedido de impeachment contra Dilma. O posicionamento da Ordem, tomado no início da noite de ontem, será encaminhado ao Conselho Federal

Nunca visto

O presidente estadual do PPS, Guto Rodrigues, disse que só no Brasil uma pessoa acusada de roubar dinheiro público é nomeada ministro. “Certamente, ele não se esconderá da condenação popular e da Justiça”, criticou o líder político.

Peça forte

Para a senadora comunista Vanessa Grazziotin, Lula fortalece o governo do PT pela experiência e poder de articulação já demonstrados. Segundo Vanessa, haverá mudanças em ministérios estratégicos, que podem ajudar a tirar o País da crise.

Claque

Lideranças do PT preparavam um grande ato na Praça dos Três Poderes, para terça-feira, 22, quando Lula seria oficialmente empossado ministro. No fim da noite, a posse foi antecipada para hoje.

Emérita

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) fazia ontem uma pergunta para a qual ele mesmo tinha a resposta. “Quem vai ao Palácio do Planalto agora falar com a Dilma? Ninguém. Agora vão lá para falar com o Lula. Ela virou rainha da Inglaterra”, ironizava o ex-prefeito.

Pelo mundo

A nomeação do ex-presidente Lula para a Casa Civil foi notícia pelo mundo. Os principais jornais internacionais falaram da manobra do governo para proteger Lula de uma investigação mais severa na investigação por corrupção e lavagem de dinheiro.

Ouvido demais

Pressionado por aliados, o prefeito Artur Neto (PSDB) iniciou conversas individuais com vereadores da base, mas o rito escolhido para os encontros desagrada. Os parlamentares acham um constrangimento “abrirem o coração” ao prefeito com Elias Emanuel e Márcio Noronha (Casa Civil) de testemunhas na mesa.

Alerta

A irritação pode custar caro ao tucano, comentavam aliados dele, ontem. Isso porque teve gente que passou pelo constrangimento e saiu falando em procurar abrigo em partidos de fora da base, como o PR e o PDT. Pelo menos 15 vereadores da base correm em busca de legenda que dê a eles a chance da reeleição.