Publicidade
Sim & Não

Dispensa de visto dá ‘up’ na economia

03/02/2017 às 22:22
Show sim e n o01

Na mesma semana em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novos procedimentos para brasileiros entrarem no país, o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, defendeu a dispensa de vistos para nações estratégicas, entre elas inclusive os EUA.  Beltrão afirma, com base em estudos da Organização Mundial do Turismo, que a medida pode injetar até R$ 1,4 bilhão na economia brasileira, em uma projeção para dois anos.

Impacto  A proposta do Ministério do Turismo é fazer um teste por um período experimental de dois anos e medir o impacto. Cada visitante, pela proposta, poderá ficar 90 dias no País. Além dos EUA, seriam beneficiados turistas de Canadá, Japão e Austrália.


Nova regra  O decreto de controle imigratório de  Trump atingiu grupos de brasileiros que eram isentos da entrevista pessoal, e agora terão de passar pelo procedimento. Exemplo: pessoas com idades entre 14 e 15 anos ou entre 66 e 79 anos.

Prestígio  O nome do ex-procurador geral de Justiça do Amazonas, Mauro Campbell, segue apontado como possível substituto de Teori Zavascki no STF. Ontem, a Folha de S. Paulo listou os nomes de três fortes candidatos à vaga, entre eles o do ministro amazonense.

Bronca Artur Neto assustou secretários pela postura adotada na primeira reunião de trabalho após o “sumiço” de duas semanas. O prefeito bateu na mesa no encontro em que sabatinou seu primeiro escalão.

Vai dar briga A partilha das comissões da Assembleia Legislativa, que deve ocorrer nas próximas semanas, já está provocando faíscas. Wanderley Dallas (PMDB), Platiny Soares (DEM), Francisco Souza (PTN), Bosco Saraiva (PSDB) e Sidney Leite (Pros) estão insatisfeitos.

Samba O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Flávio Pascarelli, fará participação especial no Central da Folia de hoje (às 11h, na TV A Crítica). O assunto é Justiça, tema que a Vitória Régia levará à avenida este ano.

Pelo SUS A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) esta semana. Agora, pacientes que fizerem a redução de estômago pela rede pública terão acesso à opção menos invasiva.

Aqui já tem No Amazonas, o programa de cirurgia bariátrica é desenvolvido na Fundação Hospital Adriano Jorge e desde 2012, quando foi implantado, oferece a operação por vídeo. Até ano passado, foram feitas 130 cirurgias. Atualmente há 174 pacientes em tratamento para fazer o procedimento.

Pé no chão  O mega hospital prometido para Manacapuru, com estrutura para atender até municípios vizinhos, vai ficar só no papel. Ontem, em visita à cidade, o governador José Melo anunciou que a obra será feita, mas num formato mais modesto.

Na medida “Nossa gestão trabalha com responsabilidade. Vamos construir uma unidade totalmente equipada e no tamanho correto para atender com qualidade”, disse Melo no discurso em Manacapuru. Ele anunciou ainda reforço para a piscicultura e reforma de ruas.

Feira As feiras da Agremiação de Subtenentes e Sargentos da Amazônia (ASA) e a do Clube dos Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica (Cassam) passam a ocorrer  semanalmente este ano.