Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019
Sim & Não

Disputa interna nos partidos


dupla_1_D485D3E9-1110-42A4-B5CA-89BAF6A922ED.JPG
29/11/2019 às 09:14

Com o anúncio feito ontem (28) pelo deputado federal Silas Câmara (Republicanos) de que pode ser uma das opções para a Prefeitura de Manaus nas eleições de 2020, cresce a lista de pré-candidatos e cresce também o número de partidos que podem ter disputas internas para chegar a um consenso sobre o nome que concorrerá ao pleito. No Republicanos, partido de Silas, por exemplo, o deputado federal Alberto Neto era apontado até então como o prefeiturável.

Declarada A disputa interna mais abertamente declarada ocorre no PT, onde o deputado federal José Ricardo e o deputado estadual Sinésio Campos já se anunciaram como pré-candidatos e disputam a preferência interna da militância.

Prestígio No PSD, ao colocar seu nome à disposição do partido, Hiram Nicolau também pode enfrentar disputa interna. O deputado federal Sidney Leite já havia dado sinais de que poderia ser candidato e o presidente da Assembleia Legislativa Josué Neto até chegou a ensaiar uma saída amigável alegando que não encontrou no partido apoio aos seus anseios de se candidatar.

Troca No PSL, a concorrência interna levou o empresário Romero Reis a trocar a legenda pelo partido Novo. O deputado federal Pablo Oliva e o deputado estadual Péricles Nascimento também eram apontados como pré-candidatos. Cenário que se transformou com o anúncio de criação da Aliança pelo Brasil.

Gênese A possibilidade da entrada do novo partido do presidente Jair Bolsonaro na corrida pela Prefeitura em 2020 também já surge com uma disputa interna em sua gênese. O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, é um nome forte, mas o deputado Péricles Nascimento já anunciou que segue o presidente, e Pablo Oliva desembarcou todo sorridente após conversar com Bolsonaro durante a viagem de Brasília a Manaus no avião presidencial.

Autocrítica Membro da executiva nacional do PSB, o deputado estadual Serafim Corrêa participa do congresso nacional realizado pelo partido para discutir sua primeira autorreforma. O evento teve início ontem (28) no Rio de Janeiro e vai até amanhã (30).

Eixos Reforma política do Estado; desenvolvimento do meio ambiente; políticas sociais; economia, prosperidade e sustentabilidade; e socialismo e democracia são os cinco eixos que norteiam as discussões no congresso em que PSB faz uma autocrítica

Dicas O deputado federal Alberto Neto (Republicanos) postou um vídeo em suas redes sociais no qual dá dicas para evitar fraudes durante a Black Friday. Uma delas é não entrar em links duvidosos enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens.

Bíblia Atendendo a proposta do deputado João Luiz (Republicanos), a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) vai realizar na próxima segunda-feira (2) uma sessão especial para celebrar o Dia da Bíblia, comemorado em todo território nacional no segundo domingo de dezembro.

Sustentabilidade O diretor do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor doutor Eron Bezerra, lançou ontem o livro “Sustentabilidade – Trilhas a percorrer”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.