Publicidade
Sim & Não

Dívidas com mensalidade chegam a 20%

11/02/2017 às 13:49 - Atualizado em 11/02/2017 às 20:06
Show melhores escolas do brasil com base no enem

A inadimplência nas instituições particulares de ensino superior em Manaus chegou a 20% em 2016. Balanço do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe), feito a pedido de A Crítica, revela que este é o segmento mais afetado pelos atrasos de mensalidades. No ensino básico, a inadimplência varia de 10,5% a 15% e no ensino técnico é de até 14%. Em relação ao ano anterior, foi mantido o índice médio anual.

Calote

Presidente do Sinepe, Elaine Saldanha explica que no fim do ano ou do semestre, a inadimplência cai devido às rematrículas:  “Mas ao longo do ano, o índice gira em torno de 30% a 35%, pois pais e alunos mantém-se inadimplentes  incentivados pela Lei do Calote”.

Zona

No centro de polêmica nacional por conta do indulto presidencial de Adail Pinheiro, o juiz Luis Carlos Valois é destaque negativo também nos corredores do Mutirão da Defensoria, onde o comentário sobre a “bagunça” na Vara de Execuções Penais é geral.

Tu também

A liminar que suspendeu o induto é duríssima  com Valois e repreende também o promotor Álvaro Granja de Souza. Segundo a decisão, o MPE ignorou provas de péssimo comportamento de Adail e deixou de recorrer quando estas foram descartadas pelo juiz.

Cirurgia

Alfredo Nascimento (PR) passou por complicada cirurgia na coluna na sexta-feira, em SP. Foram seis horas na mesa de operação, mas a equipe médica garante que foi um sucesso. O parlamentar fará repouso absoluto por 10 dias.

Cota sub judice 

Celso de Mello será o relator da ação que analisará a constitucionalidade do sistema de cotas da UEA. O modelo, que prioriza egressos de instituições de ensino localizadas no Amazonas, é alvo de ação no Supremo.

Teste

A nova secretária de Estado da Saúde, Mercedes de Oliveira, passará por “prova de fogo” nas próximas semanas, quando negociará a renovação de contratos com cooperativas. Mercedes é enfermeira com vasta experiência em gestão.

Cartilha

O deputado  Serafim Corrêa (PSB) fará “peregrinação  cidadã” pelo interior para mostrar a líderes comunitários e  vereadores como monitorar o repasse de verbas federais e estaduais aos municípios.  Serafim lança amanhã na ALE-AM cartilha sobre o assunto.

Cartilha 2 

Serafim conta que teve a ideia ao notar que muitos prefeitos atribuem atrasos de salários à crise, sem que haja de fato queda de repasses. Mais de 95% da receita da maior parte das cidades do AM vêm, hoje, dessas transferências.

É da terra

Merendeira do furo do Paracuuba, em Iranduba, Ilaíde dos Santos  participou de solenidade do MEC, em Brasília, e entregou uma cesta de produtos regionais para o presidente Michel Temer (PMDB).

FGTS

Quem financiou casa ou apartamento com recursos do FGTS passa a ter mais um benefício: a partir de agora, é possível quitar até 12 parcelas atrasadas com o saldo do fundo. Antes, era possível fazer isso com três prestações.

Legal

A primeira etapa do projeto Justiça sem Papel, do TJ-AM, já está dando frutos: o recebimento de autos de prisão em flagrante por via digital cresceu 95% entre novembro do ano passado e janeiro deste ano.