Sexta-feira, 25 de Setembro de 2020
Sim e Não

É extensa a lista de contas reprovadas


1-TCE-1_72C2035E-2022-46B7-8B26-C8244E6144EA.jpg
14/08/2020 às 08:22

Tem muito gestor público que nem conseguiu dormir direito esta noite. Isso porque o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) vai divulgar, hoje, a lista de gestores com contas reprovadas pela autarquia nos últimos oito anos. A comissão  trabalhou no levantamento por 50 dias e finalizou a relação ontem. A lista é grande: só de Manacapuru são 33 pessoas com contas reprovadas. Em Barcelos, 30 gestores e ex-gestores foram condenados. Em Manaus, 70 pessoas figuram na temida lista. 

Inelegibilidade   A relação preocupa os pré-candidatos, pois conforme a Lei da Ficha Limpa, o julgamento dos Tribunais de Contas é um dos critérios que a Justiça Eleitoral utiliza para decretar a inelegibilidade de possíveis candidatos. Só a lista de pessoas ligadas ao Governo nos últimos oito anos, que também foram condenadas,  soma 43 páginas.

Empenhadíssimo   Em resposta a nota que publicamos ontem,   o ex-deputado Wanderley Dallas disse que “está mais do que empenhado em ajudar o deputado Cabo Maciel (PL) na eleição para a Prefeitura de Itacoatiara”, tendo inclusive reuniões marcadas para os próximos dias. Ele é o primeiro suplente da coligação pela qual Maciel se elegeu. Dallas obteve 1.500 votos no município na eleição de 2018.

Prazo  As inscrições para o Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2020 nas categorias ‘Escola e Instituição’ terminam no próximo sábado. Representantes de todos os estados   podem inscrever trabalhos relacionados à Educação Fiscal. Os vencedores receberão prêmios que variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil. As inscrições são feitas através do site www.premioeducacaofiscal.org.br.

Matando a saudade  O deputado federal Marcelo Ramos (PL) fez uma visita de cortesia para  Assembleia Legislativa do Amazonas, ontem, no dia da super sessão de votação. Ele disse que foi especialmente  para entregar  relatório  de seu mandato de 2019 aos deputados.

Matando a saudade 2 Ramos também  sugeriu aos parlamentares debates sobre temas  que ele acompanha na Câmara e que tem relação com o Amazonas, como:  regularização fundiária, saque do FGTS (o qual será relator), reforma tributária e SUS da floresta. 

Tombado  A Prefeitura de Manaus publicou no Diário Oficial o tombamento da sede do Nacional Futebol Clube, localizado na Rua São Luis, bairro Adrianópolis, “por interesse histórico e cultural”. Agora o prédio não poderá ser demolido ou descaracterizado, e só poderá ser utilizado para fins educacionais,  históricos ou culturais.     

Vale a intenção  Mesmo com quatro meses de atraso, o deputado estadual Adjunto Afonso (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa do Amazonas um requerimento de envio de moção de parabenização ao Conselheiro Josué Filho pelo seu aniversário, celebrado no dia 15 de abril.  

Brasília requisitada Outro prefeiturável precisou ir para Brasília, de última hora, tratar das eleições municipais. Desta vez foi o Coronel Menezes (Patriota), que cancelou a agenda que teria ontem a noite em Manaus para pegar um voo às pressas.    

Lista antecipada Menezes já havia divulgado que estava sendo orientado pelo presidente Bolsonaro e que seguiria as recomendações dele. Uma delas seria divulgar, com antecedência, a lista de secretários caso vença o pleito para prefeito antes da primeira convenção. 
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.