Publicidade
Sim & Não

E se José Lopes fizer delação?

14/04/2017 às 19:22 - Atualizado em 14/04/2017 às 19:23
Show asasd

Atuando como uma espécie de sombra em quase todas as gestões do governo do AM, o milionário empresário José Lopes é citado na Lava Jato como um intermediário entre empreiteiras e políticos. Se a operação alcançá-lo, como é esperado, Lopes poderá, em teses, dar contribuições à investigação que causarão efeito dominó com proporções devastadoras. Eládio Cameli, dono da construtora Etam, é outro que também é lembrado nas delações. Poderá falar principalmente do período áureo da empresa no AM.

Brabo

Após estourar a bombástica “lista de Fachin”, o deputado estadual Sabá Reis (PR) foi o único membro da ALE/AM que saiu em defesa de todos os políticos do Estado citados em delações. A revolta do deputado, entretanto, se  voltou contra os delatores, que foram chamados “dedo-duro”.

Fiel

De acordo com Sabá Reis, se for para escolher entre um “dedo-duro” e as lideranças políticas, ele fica ao lado dos senadores Eduardo Braga (PMDB), Omar Aziz (PSD), Vanessa Grazziotin (PCdoB) e, óbvio, do deputado federal Alfredo Nascimento (PR).

Estratégia

O titular da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), José Jorge do Nascimento, fez visita de cortesia no meio da semana à Prodam. Esteve acompanhado do secretário adjunto da pasta, Gustavo Igrejas, e do secretário Esportes, Fabrício Lima.

Avanços

José Jorge tratou com o diretor-presidente da Prodam, Márcio Silva,  das melhorias do processo virtual do Estado e o incremento do uso da tecnologia de geoprocessamento. Já Fabrício Lima discutiu os projetos de ampliação dos pontos de internet gratuita em locais públicos onde há práticas desportivas, a exemplo do projeto recentemente implantado na Vila Olímpica. 

Às claras 

Projeto de Lei de iniciativa do vereador Reizo Castelo Branco (PTB) quer obrigar a Prefeitura de Manaus a tornar pública a lista de espera para vagas em escolas de educação infantil. 

Publicidade

Pela proposta do parlamentar, a lista deve ser divulgada com o nome do responsável pela criança candidata à creche e divulgada tanto nas escolas quanto na página virtual da Semed. É uma forma de dar transparência a um problema que ainda atinge milhares de pais em Manaus.

Clima 

Debate promovido pelo Mestrado em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) traz à tona discussão sobre os entraves, na capital, para elaborar estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas, e de que forma essas alterações afetam o cotidiano das pessoas.

Decisões

O assunto será abordado no workshop “Mudanças Climáticas e o Processo Decisório em Manaus”, que será realizado nesta segunda, das 10h às 17h,  na sala de estudos do Mestrado em Sociologia da Ufam, no Setor Norte do Campus Universitário.  

Ética

“O médico não está acima do bem e nem do mal, mas mantém com a sociedade um relacionamento de grande confiança. Temos que ter consciência de agir com a magnitude que a nossa profissão exige”. Nota da Federação Médica Brasileira, ao manifestar preocupação com as postagens de médicos nas redes sociais.