Eduardo Braga fora da disputa

As chances de Eduardo Braga (MDB-AM) ter sido candidato a presidente do Senado Federal foram oficialmente anuladas ontem após a bancada emedebista anunciar Simone Tebet (MS) como candidata. Ela foi escolhida após o adversário direto da sigla, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ter sido confirmado para a disputa, apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e pelas bancadas do PT, PL, PROS, PSC, PSD, e Republicanos.
Posicionamento - Braga disse que está confiante na vitória do partido e que foi uma decisão da bancada. Ele destacou que “a candidatura de Simone Tebet, que sempre primou por uma postura política independente e corajosa, é também uma manifestação do enorme respeito do MDB por todas as mulheres, que têm conquistado avanços significativos no Brasil, em todas as áreas”.
Testagem - A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) solicitou ao Instituto Leônidas e Maria Deane – ILMD/Fiocruz Amazônia um laudo técnico que reforce a necessidade da ampliação da testagem referente à Covid-19 na população do Amazonas.
Testagem 2 - O documento, assinado pelo defensor Rafael Barbosa, da Defensoria Especializada em Interesses Coletivos, considera a ampliação da testagem “mecanismo essencial à estruturação de política pública eficaz e combativa da disseminação do vírus”.
Nova gestão - A jornalista Josi Gomes, 32, é a nova secretária de Comunicação do Governo do Amazonas. Ela foi escolhida após a saída do então secretário, Rodrigo Araújo, que por sua vez havia substituído Daniela Assayag. Josi já atuava na Secom, na Coordenadoria de Jornalismo, desde janeiro do ano passado.
Mais mudanças - A ex-vereadora Mirtes Salles será a nova titular da Secretaria de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) do governo Wilson Lima. Ela assume a pasta no lugar do também ex-vereador William Abreu, que ficou no cargo por pouco mais de oito meses.
Itacoatiara - O Ministério Público do Amazonas (MPAM), expediu Recomendação à Prefeitura de Itacoatiara para que adote todas as medidas administrativas “a fim de dar fiel cumprimento ao Decreto Nº 43.234, de 23 de dezembro de 2020”, que suspende o funcionamento dos serviços que não se enquadram como essenciais, com o objetivo de evitar aglomeração de pessoas.
Balanço - Em Manaus desde a última segunda-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, fará um pronunciamento hoje às 9h sobre o resultado da presença do Ministério da Saúde na capital. Segundo assessoria do MS, ele falará sobre as ações implementadas “e o legado que elas devem deixar para Manaus”.
Antecipação - O deputado estadual Belarmino Lins (PP) vai encaminhar expedientes a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) solicitando a antecipação da colação de grau para os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia, para atuarem exclusivamente na luta contra o coronavírus no Amazonas, a exemplo do que aconteceu em 2020.