Publicidade
Sim & Não

Efeito cascata após acordão de caciques

11/07/2018 às 21:33
Show arthur

Praticamente fechada, a aliança entre o governador Amazonino Mendes (PDT) e o prefeito Arthur Neto (PSDB) vai ecoar nos projetos de pré-candidatos ao Legislativo, inclusive de outras chapas. Aliado do grupo rival, o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) calcula, conforme disse a pessoas próximas, se seguirá com o projeto Senado sem o apoio tucano e da máquina municipal. Se recuar e disputar a reeleição, afetará a candidatura de Sidney Leite (PSD), que queria uma vaga na Câmara. Eles fazem parte do mesmo grupo.

Espaço   O deputado estadual Sidney Leite está ciente de que o plano para disputar uma vaga de deputado federal pode naufragar. O problema é que o PSD, do qual faz parte, já têm um número expressivo de candidatos em busca de um lugar ao sol na Assembleia.

Enxame   Dentro do PSD, pleiteiam uma vaga de deputado estadual a ex-primeira dama Nejmi Aziz, a jornalista Liliane Araújo, o vice-prefeito de Parintins Tony Medeiros e os deputados Josué Neto, Ricardo Nicolau e Mário Bastos, que vão em busca da reeleição.

Surpresa   Mas, como o efeito surpresa faz parte da política, a configuração do quadro de candidatos e de apoios pode mudar, especialmente em virtude do clima de animosidade entre Amazonino Mendes e a cúpula do PDT.

Vingança  Sentindo-se desprezada por Amazonino, a direção estadual do PDT guarda uma carta na manga contra o projeto de reeleição do governador do Estado. Conforme apurou a coluna, até ceder um vice para o senador Omar Aziz, pré-candidato ao governo, já se ventilou no PDT.

Junção   Como se sabe, em política á natural haver surpresa, mas não há coincidência. O presidente estadual do PDT, deputado federal Hissa Abrahão, curiosamente anda bem próximo do senador Omar Aziz e distante a léguas do governo.

Teaser   Recorrendo à estratégia de marketing para aumentar o interesse da audiência, o deputado federal Silas Câmara postou em suas redes sociais que “faltam três dias” para um megaevento: o lançamento de sua pré-candidatura. O barulho é só para dizer que ele vai mesmo tentar a reeleição. O evento acontece neste sábado.

Vício  Por falar em Silas Câmara, o parlamentar tomou gosto pelos vídeos-selfie e Lives no Facebook. De longe, é o político com mandato no Amazonas que mais tenta a modalidade de interação nas redes sociais. 

Belão... O deputado Belarmino Lins (PP) afirmou que “os surtos de ataques ao governo” por parte do deputado Sabá Reis (PR) tem tudo a ver com o “excesso de suco de ‘bacaba’ que ele anda ingerindo”.

...sendo Belão Belarmino aconselhou um médico especialista a Reis. “Ele tem que ter cuidado com a qualidade da ‘bacaba’ que usa, que não sei se é roxa ou é  misturada”, cutucou.

Altruísmo   O governo anda tão generoso com o interior do Amazonas que a gestão estadual decidiu bancar a construção da sede da Prefeitura de Atalaia do Norte. A obra vai custar R$ 1,1 milhão. Só R$ 155 mil sairão dos cofres do município.

Prejuízo  A perda de orçamento da Defensoria Pública vai elevar mais ainda o tom dos discursos da oposição contra o governo do Estado na sessão de hoje da ALE/AM.