Publicidade
Sim & Não

Eleição gera ‘racha’ entre deputados

09/12/2016 às 22:03
Show monategm final

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM) vai chegando à sua última fase com contornos de ‘final de campeonato’. Quase metade da casa demonstrou interesse em chefiar o Poder. A duas semanas do pleito, porém, dois grupos se dividem claramente na briga pela Mesa Diretora. De olho na reeleição, cobram dos cabeças visibilidade - e viabilidade - até 2018. Belarmino Lins (Pros) e Bosco Saraiva (PSDB) seguem liderando as intenções de voto.

Currículo   As experiências passadas tanto de Belarmino (na própria Assembleia) quanto de Bosco Saraiva (na Câmara Municipal de Manaus) são fatores de grande influência entre os deputados. ‘Belão’, no entanto, é mais habilidoso, mas ainda busca a maioria e pode surpreender com uma composição com Vicente Lopes, do PMDB.  

Aviso   A depender dos policiais militares, o deputado estadual David Almeida não será eleito nunca para a presidência da ALE/AM. Eles o enxergam como porta-voz de José Melo (Pros) na Casa. Por ora, não querem a aproximação nem de um nem de outro. Já enviaram o recado para seus dois representantes no Poder (Platiny e Cabo Maciel).

Pai ou mãe ?  Os senadores Eduardo Braga (PMDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) disputam quem é o pai ou a mãe dos recursos destinados ao asfaltamento das ruas do Distrito Industrial. Ambos distribuíram notas à imprensa tomando para si a articulação para a liberação da verba (R$ 152 milhões).

Apuração   A 70ª  Promotoria  de  Justiça  Especializada  na  Defesa  e  Proteção  do Patrimônio  Público do MPE quer saber porquê, entre 2010 e 2014, os gastos com passagens aéreas no Corpo de Bombeiros têm diferenças tão exorbitantes. O promotor Edgard Maia está à frente do inquérito.  

 Lá também   A mesma investigação também vai alcançar a UEA, alvo de inquérito para averiguar “possível ofensa ao patrimônio  público  decorrente  de  aumentos  ou  variações desproporcionais  de  gastos  com  passagens  aéreas,  fluviais  e rodoviárias, no período de 2010 a 2014, no âmbito da Universidade do Estado do Amazonas”.

Esquecido  Eleito há dois anos como deputado federal, Hissa Abrahão (PDT) ainda mantém em seu perfil no twitter a descrição: “Estou como vice-prefeito de Manaus”. 

Guerra e paz  O Ministério Público Estadual precisou intervir em uma pendenga entre evangélicos e católicos no município de Tefé por causa do volume de som usado pela Igreja Evangélica Batista Jesus Te Ama. Em pé de guerra, os representantes das duas denominações tiveram que assinar um Termo de Ajustamento de Conduta.

Vetado  Proposta de iniciativa do deputado federal Alfredo Nascimento, a permissão para o  transporte de animais em aviões tanto no compartimento de bagagens como na cabine, junto aos passageiros, foi rejeitada pela  Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal.

Desregrado  A questão, atualmente, não é regulamentada pelo Código Brasileiro de Aeronáutica e cada companhia  faz a sua regra.  Rejeitado, o projeto só será votado se houver recurso.