Publicidade
Sim & Não

Eleitor expõe amargura nacional

28/08/2017 às 02:01 - Atualizado em 28/08/2017 às 02:01
Show branco

O protesto em forma de votos nulos, brancos e abstenções na eleição suplementar do Amazonas não só expôs a rejeição estrondosa da maioria da população à política tradicional. Foi uma amostra da mágoa do eleitor brasileiro com os gestores do dinheiro público. Tanto Amazonino Mendes (PDT), vitorioso na eleição, quanto Eduardo Braga(PMDB), assimilar amo recado. "É um grito de alerta para um País que praticamente perdeu o rumo", admitiu Amazonino. Braga afirmou que é preciso“pé no chão para compreender”o aviso.

Realidade Juntos, Amazonino e Braga obtiveram 1,3 milhão de votos. A soma de eleitores que votaram branco, nulo ou simplesmente não foram às urnas, em todo o Amazonas, ultrapassou a casa de 1 milhão.“Me sinto mais responsável. A gente tem que respeitar o protesto”, disse Amazonino.

Acachapante No confronto direto pelos eleitores que escolheram uma das duas opções, Amazonino Mendes arrastou uma multidão de votos no interior do Estado: venceu em 40 cidades e também na capital. Braga só conseguiu superá-lo em 21 municípios.

Expressivo Nos maiores colégios eleitorais do Amazonas, Braga só venceu em Itacoatiara, com 60% dos votos. Em Parintins, Amazonino atraiu 65,9% dos eleitores, em Manacapuru venceu com 59,2%, em Coari teve 76% e em Tefé 70%.

União No primeiro discurso após a confirmação de sua vitória, Amazonino Mendes adotou um tom conciliador. "Não há inimigos. Há um só povo e parte dele sofrendo, descrente".

Memória Ao senador Omar Aziz (PSD), principal articulador de sua candidatura, ele declarou: “Meu profundo agradecimento a um amigo cuja expressão política transcende todo e qualquer pensamento que eu possa ter tido dele ao longo da minha trajetória, pois, quando o conheci, era um jovem rebelde, idealista e militante de partido de esquerda”.

Saudações Hoje, na companhia de Omar e do deputado Pauderney Avelino (Democratas), Amazonino viaja para Brasília, às 11h. Tem encontro marcado com o presidente Michel Temer às 18h.

Formalidade Logo após o anúncio do resultado da eleição, o governador David Almeida (PSD) desejou “êxito e sucesso" ao governador eleito e sustentou que a transição começa hoje. Ele ainda informou que“provavelmente" conversará com Amazonino esta semana.

Reflexão Presidente estadual do PR, o deputado federal Alfredo Nascimento disse que a reação do eleitorado precisa ser assimilada:“Essa foi uma eleição atípica com resultados surpreendentes no que se refere à decisão significativa do eleitorado de não ir à urna ou optar pelo voto branco e nulo.  É um recado que precisa ser analisado pela classe política".

Comandante Apoiador de Amazonino, Silas Câmara (PRB) avalia outro viés do resultado. Crê que o eleitor que votou no candidato do PDT compreendeu que “em momentos de turbulência, é melhor um piloto experiente, que durante o temporal não vai fazer manobras ousadas".

Mais uma A crise, a concorrência internacional e as ações contra ZFM continuam solapando o PIM. Esta semana, a Philips Dixtal Biomédica, que fabrica equipamentos hospitalares, encerra de vez suas atividades no AM.