Publicidade
Sim & Não

Eles não dão descanso à Zona Franca

22/08/2017 às 21:54
Show bicicleta

Mais uma decisão que vem de Brasília pode trazer prejuízos à Zona Franca de Manaus (ZFM). A  PEC 27/201, que dá  imunidade tributária aos estados para a fabricação de bicicletas e suas peças, caminha a passos largos na  Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) prevê que esse será o próximo embate que a bancada federal do Amazonas terá que enfrentar, já que o PIM fabrica a maioria das bicicletas do País, com isenção de IPI e Imposto de Importação.

Articulação   Ao perceber a inclinação do presidente da CCJ,  Edison Lobão (PMDB), por  um parecer favorável à PEC 27/2015, Vanessa marcou uma reunião com o parlamentar e ouvirá os dirigentes da Abraciclo sobre o assunto. 

Consequências   Para se ter ideia do quanto a aprovação da PEC poderá impactar na produção do PIM, de janeiro a maio deste ano foram fabricadas 261,8 mil bikes em Manaus, o que significa um crescimento de 3,5% sobre o mesmo período do ano passado. As motos, por outro lado, caíram 2,8% no mesmo período.

Ansiedade Até a decisão final do TSE sobre a eleição suplementar no Amazonas, o clima ontem nas campanhas de Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB) era de apreensão. O alívio só veio após a confirmação de que o pleito segue sem qualquer interferência.

Porém O ministro do TSE Napoleão Nunes ponderou aos colegas presentes à sessão de ontem que o caso do Amazonas tem que servir como exemplo em decisões futuras, de modo que, antes da “execução imediata”, sejam avaliados os embargos, o que não ocorreu no caso de José Melo e Henrique Oliveira, sumariamente cassados.

Sujeira E assim caminha a última semana de campanha: com boatos atrás de boatos. Depois de Amazonino Mendes, que na segunda-feira precisou gravar vídeo para afirmar que estava bem de saúde, ontem foi a vez de Marcelo Ramos vir a público desmentir suposta briga com Eduardo Braga.

Respeito “Mais uma vez estou sendo vítima de uma campanha difamatória, sórdida, inescrupulosa, mentirosa, rasteira, via mensagem de WhatsApp. Tratarei os que produzem e distribuem esse tipo de mensagem na polícia e na justiça, que é onde se combate esse tipo de gente, que não respeita as pessoas, as famílias”, rebateu Marcelo Ramos. 

Mentira  Na segunda-feira, outro texto distribuído por WhatsApp afirmava que Amazonino Mendes estava tão doente que teria viajado às pressas, em UTI aérea, para São Paulo. A farsa só durou alguns instantes.  Amazonino seguiu em campanha normalmente e à noite foi a um comício na Compensa.

Fomento O Instituto Amazônia, que já realiza um  projeto de requalificação urbana do Marco Zero de Manaus, pretende reforçar ações para fomentar a “Economia Criativa”. A entidade promete para o mês de setembro um “pacote de ações” como parte do Projeto de Requalificação do Centro Histórico de Manaus. 

Bem feito  Na CMM, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil foi malhado ontem por incentivar o fechamento de ruas em protestos.