Publicidade
Sim & Não

Emendas expõem toma-lá-dá-cá

07/12/2016 às 21:45
Show beto0333

Como esperado, o assédio de prefeitos a deputados pelas emendas ao orçamento de 2017 é grande e vai aumentar. Ontem, políticos como o prefeito eleito de Manacapuru, Beto D’ângelo (Pros), percorriam os corredores da ALE-AM lembrando que suas cidades contam com o presidente da Casa, Josué Neto (PSD) e os outros 23 parlamentares. De olho na reeleição, a barganha com prefeitos foi a causa (e o efeito) da insistência do Parlamento em abocanhar quase R$ 130 milhões para emendas.

Saúde ruim Após reunião com o presidente da ALE-AM, em entrevistas na Casa, Beto D’ângelo afirmou que o município tem dificuldades orçamentárias na área de saúde. Em 2014, a cidade deu 730 votos a Josué, 1,2% dos 60.655 votos que ele recebeu em todo o Estado.

Do contra Parlamentar de votação concentrada na capital, Josué foi um dos deputados que discordaram da pressão que os colegas com eleitorado no interior fizeram ao governador José Melo (Pros) para liberar recursos para emendas no ano pré-eleitoral. Foi voto vencido.

Sem saída  Os deputados terão até o dia 15 para apresentar as emendas ao orçamento.

Mas está difícil.  Reunião realizada ontem na sala da presidência terminou em protestos. Ninguém sabe de que fonte sairão os recursos. Nem o governo.

Ser...  O vice-presidente do Pros, Sidney Leite, e o vice-presidente da ALE-AM, Belarmino Lins, também do Pros, esqueceram as diferenças da sigla e do grupo deles com Eduardo Braga (PMDB) e subscreveram voto de parabéns pelo aniversário do senador, proposto pelo deputado Vicente Lopes (PMDB).

...ou não ser  Sidney e Belarmino pressionam Melo, presidente do Pros, pela preferência na disputa pelo comando da ALE-AM. O governador está dividido. Porque o líder dele, David Almeida (PSD), também quer o cargo.

Preço da crise Do governador sobre o ano de 2016 para o Governo do Amazonas: “Foi um sacrifício? Foi. Eu me desgastei? Me desgastei. Mas estou pagando o 13º, o salário dos servidores. Portanto é assim. A crise trava, a gente chuta ela e vai para frente”.


Segundo...  Marcelo Ramos (PR) comunicou nas redes sociais, ontem, que ingressou com representações ao MPE, ao TCE e no Confaz pedindo revogação do aumento de tarifa de água em Manaus.

...turno   Segundo Marcelo, para ser isenta do ICMS da energia, a Manaus Ambiental não poderia aumentar a tarifa de água e esgoto até dezembro desse ano. No entanto, em fevereiro desse ano, a prefeitura autorizou reajuste de 10,35%.

Veja bem  Em nota, a prefeitura informou que o reajuste citado não possui relação com a isenção de ICMS. “Pelo contrato de concessão (de 2000), no mês de novembro de cada ano, a concessionária entra com o pedido de reajuste obedecendo o IGPM daquela data. Para este reajuste, foi considerado o IGPM de 7,12”, informou a Semcom.

 

Livre  O prefeito eleito de Carauari, Bruno Luis Litaiff Ramalho, foi liberado pela Justiça Eleitoral para ser diplomado. A diplomação tinha sido suspensa pelo TRE-AM. O registro de candidatura do político ainda não foi deferido.