Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
Sim & Não

Empregos a conta-gotas na ZFM


emprego_77140FF9-24E9-437C-A689-EF7E38E4C36F.jpg
08/01/2020 às 08:18

A geração de empregos na Zona Franca de Manaus ao longo de 2019 mostrou certa reação, mas continua bem menor que nos anos anteriores. A média mensal de mão de obra em 2019 foi de 86.412 postos de trabalho, abaixo dos 87.537 de 2018 e menor índice deste século. Em números absolutos, no mês de setembro de 2019, a Zona Franca empregava 83.728 pessoas, uma queda brusca em relação a setembro dos anos anteriores, que registraram mais de 88 mil postos de trabalho. Os dados são da Suframa.

Precarização   Os dados divulgados pela autarquia revelam um movimento de precarização de empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM). Entre setembro de 2018 e setembro de 2019, o número de trabalhadores efetivos caiu 6,7%, mas os temporários aumentaram 5,5% e terceirizados, 9,9%. Em relação a setembro de anos anteriores, a queda de efetivos fica ainda mais evidente.

Otimismo  Apesar do fraco desempenho na geração de empregos, o superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes, acredita que há uma tendência é de crescimento econômico a partir da agenda de reformas promovidas pelo governo federal, que vai se refletir positivamente na ZFM.

Investimentos   Ele avalia que as pautas de investimentos aprovadas pelo Conselho de Administração da Suframa ao longo do ano vão resultar em mais empregos no modelo. “O reflexo da agenda das reformas (da previdência e tributária) já é sentido na economia, que está aquecendo e deve fechar o ano com saldo positivo, além da geração de mais emprego e renda na região”, disse.

Licitação  O Governo do Amazonas vai discutir com os servidores a licitação da empresa que vai confeccionar, fornecer e administrar os cartões eletrônicos de alimentação. O debate será feito em audiência pública no dia 23, no auditório da Secretaria de Administração e Gestão (Sead). Atualmente, o benefício é depositado diretamente na conta dos servidores.

Questionamento   A mudança no pagamento do benefício é questionada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), que  pediu ao Ministério Público Estadual que investigue a contratação de empresa para gerir o tíquete alimentação.

Auxílio-alimentação    O Decreto nº 41.778, que estende a concessão do auxílio-alimentação a todos os servidores estaduais civis em atividade foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 3 de janeiro. Com a medida, o governo do Estado fixa o auxílio no valor mínimo de R$ 500.

Destaque   Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara dos Deputados, Bosco Saraiva (Solidariedade) prestou contas das atividades do colegiado em 2019. Política industrial, desburocratização, Zona Franca de Manaus (ZFM) e combate a maus-tratos de animais foram alguns dos temas discutidos.

Destaque 2 No total, a comissão teve 65 proposições legislativas aprovadas durante o ano passado, além de 26 audiências públicas e dois seminários nacionais. Para Bosco Saraiva, as atividades da comissão foram marcadas pela pluralidade dos projetos de lei apreciados em reuniões deliberativas.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.