Domingo, 05 de Julho de 2020
Sim & Não

Empresários não sentirão saudades da gestão Menezes na Suframa


MENEZES1_4DB49557-B27C-47E1-8F4A-81D81D519A81.jpg
04/06/2020 às 08:29

Entre lideranças empresariais ouvidas pela coluna, a saída do coronel Alfredo Menezes do cargo de superintendente da Suframa, já confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro,  não é algo para se lamentar. Os empresários esperavam que ele, por ser muito próximo do presidente, agisse como um porta-voz dos pleitos locais, o que não aconteceu. Também havia queixas sobre dificuldades até mesmo para ser recebido na sede da Suframa e uma tendência, durante reuniões, a autoelogios improdutivos.

Substituto  O nome do general Algacir Polsin, que circula nos bastidores como substituto de Menezes à frente da autarquia, é bem visto pela classe empresarial e por parlamentares, mas até a publicação no Diário Oficial da União, tudo é possível.

Produção     A queda na produção industrial do País em abril dá pistas sobre qual será a situação do Amazonas quando os números forem detalhados por Estado. Houve quedas acentuadas nos dois setores mais importantes do modelo amazonense: informática, eletrônicos e ópticos (-26%), e outros veículos de transporte  (-76,3%).

Máscaras    Tudo indica que a Zona Franca de Manaus passará a produzir máscaras descartáveis de uso hospitalar. O projeto industrial da Cal-Comp Indústria e Comércio está na pauta da próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) que será realizada no próximo dia 24.

Projetos     Ainda na linha médico-hospitalar, a Positivo vai fabricar aparelhos para análise de amostras de sangue por meio de radiação óptica. Tanto Cal-Comp quanto Positivo operam na Zona Franca no setor de eletroeletrônicos, mas viram na pandemia uma oportunidade para diversificar os negócios. 

Codam virtual     A reunião do Codam será realizada de forma virtual por meio da plataforma Teams. Assim, o calendário de reuniões inicialmente previsto para este ano está mantido, apesar da pandemia do novo coronavírus. 

Jaqueira      A juíza federal Jaiza Fraxe deferiu a habilitação do movimento “Salve a velha jaqueira”, representado pelo advogado Julio Antonio Lopes,  como amicus curiae (amigo da Corte) na ação civil pública promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) que pede a restauração e destinação útil do prédio histórico da Faculdade de Direito, localizada na Praça dos Remédios.    

Projeto     Projeto de Lei que prevê o afastamento das salas de aula de professores investigados por pedofilia, de autoria da deputada estadual Joana Darc (PL), foi aprovado por unanimidade em sessão plenária da Assembleia Legislativa. Agora a matéria seguirá para sanção do governador. 

Gás    Continuam acirrados os debates  na Assembleia Legislativa sobre o veto do governador ao projeto que estabelece novas regras para o mercado de gás natural no Amazonas. Não é para menos, a cadeia produtiva do gás gerou arrecadação de R$ 1 bilhão em ICMS somando os resultados de 2018 e 2019. 

Votação  A votação do veto governamental ao projeto, prevista para ontem, não aconteceu. A expectativa é que aconteça hoje em meio a embate nos bastidores entre os que defendem o PL do deputado Josué Neto e os que querem maior discussão sobre o tema.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.