Publicidade
Editorial

Enem 2016, chegou a hora

07/05/2016 às 22:41
Show enem22

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2016) abre inscrições amanhã trazendo as expectativas de um futuro melhor para mais de 150 mil estudantes amazonenses que se candidatarão a vagas numa instituição de ensino superior.

Apesar dos problemas iniciais de fazer um exame nacional em um País do tamanho e com as características do Brasil, o Enem se consolidou e hoje abre um leque de oportunidades para todos os que se preparam com afinco e dedicação visando alcançar o sonho de entrar numa faculdade.

A nota auferida no exame é a porta de entrada para o ingresso no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que por sua vez disponibiliza vagas em cursos superiores, em instituições públicas e privadas, de todo o Brasil. Ai está uma das grandes virtudes deste ordenamento. Um estudantes mazonense que, por quaisquer razões, deseja fazer um curso superior numa instituição como a Universidade de Brasília, por exemplo, pode usar sua nota e candidatar-se a este curso via Sisu. Se aprovado, o aluno vai viver em Brasília ganhando toda a experiência que morar fora de casa, sem os pais por perto, pode gerar.

Na outra ponta, um aluno de Brasília que deseje fazer um curso de Nutrição, por exemplo, no campus da Universidade Federal do Amazonas no Município de Coari, não precisa viajar até a terra do gás natural. Basta se inscrever, com a nota do Enem, no Sisu e se for aprovado mudar-se de mala e cuia. Ai tem outra vantagem, estudando em Coari, longe de sua Brasília, os pais terão que garantir-lhe o sustento por um tempo, o que ao final e ao cabo representará uma distribuição de renda indireta, pois o dinheiro que seria gasto pela família em Brasília para mantê-lo numa instituição de lá, parte vai vir ser gasto em Coari. É uma diferença fundamental!

 Portanto, de olho nessa massa de brasileiros e amazonenses, em particular, que vai fazer o exame, A CRÍTICA traz hoje um caderno especial de Cidades contando casos de sucesso dos que passaram por este processo, revelando estratégias dos alunos que estão ansiosos para fazer o exame e garantir uma vaga na universidade; e ainda colocando em perspectiva os números deste processo (Enem-Sisu) cujas inscrições começam amanhã em todo o Brasil. É leitura obrigatória para pais e filhos que sonham com uma boa preparação rumo ao futuro. Boa sorte a todos!