Publicidade
Sim & Não

‘Farra’, diz petista sobre reservas

16/03/2017 às 22:01
Show sin sio03333

Defensor ferrenho da exploração mineral no AM como fonte de renda para o Estado, o deputado estadual Sinésio Campos, do PT, diz que é favorável ao pleito da bancada federal para reduzir  o tamanho de cinco áreas de conservação criadas por decreto pela então presidente Dilma. “Esse é o caminho”, diz.  “Fizeram uma farra (na criação dessas áreas)”, sustenta. Para ele, a exploração mineral pode salvar a queda de arrecadação do Amazonas, além de criar empregos.

Bandeira   A exploração mineral no Estado, inclusive em terras indígenas e de fronteiras, será pauta de discussão na segunda quinzena de abril no Ministério de Minas e Energia. Sinésio, que defende a ideia, estará presente.

AM de fora  O petista participou esse mês da  “Prospectors and Developers Association of Canada”, maior evento do mundo de prospecção mineral. Relatou, com lamento, que os estados de Goiás e Minas  Gerais estavam lá representados em stands porque se prevalecem desse nicho, no Brasil.

Mão no peito   Será obrigatória, a partir de agora, que todas as escolas do Estado, públicas e privadas, do ensino fundamental ao médio, executem todas as segundas-feiras os hinos Nacional, do Amazonas e dos municípios. 

Patriotismo   Aprovada pela Assembleia, a lei 3.332, que determina a execução dos hinos, foi sancionada pelo governador José Melo (Pros) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou ontem.

Eleição 1   Os 62 secretários municipais de Saúde do Amazonas estarão reunidos na próxima terça-feira (21) para eleger a nova diretoria do Conselho que os representa, o Cosems-AM, para o biênio 2017/19. Na verdade, o processo será dado por aclamação, já que apenas uma chapa se tornou elegível neste pleito.

Eleição 2   Quem estará presente no evento para acompanhar a lisura da eleição é o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Guimarães Junqueira, e o diretor Nacional de Municípios de Pequeno Porte da entidade, Murilo Porto de Andrade. O evento será realizado no Amazônia Golf Resort, localizado na AM-010, km 65.

  O Sinetram informou ontem, em audiência da Câmara Municipal de Manaus, que precisou recorrer ao Banco do Brasil para conseguir moedas e, assim, facilitar o troco no transporte coletivo. O sindicato recebeu pressão dos vereadores para cumprir a “Lei do Troco”. Jurou que não vai mais falhar.

Vaga  Ex-prefeito de Boca do Acre e ex-presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Iran Lima conseguiu um lugar ao sol no governo do Estado. Será “Secretário Executivo Extraordinário de Projetos”. 

Palestra  A convite da Universidade do Estado do Amazonas, o advogado Júlio Antônio Lopes ministra palestra no dia 27 deste mês para o curso de Direito sobre “A liberdade de expressão na ditadura e na Constituição de 1988”.

Ufa  Para a alegria do comércio no Centro da capital, dois navios de luxo estarão ancorados hoje no Porto de Manaus: Seven Seas Mariner e Seabourn Quest. São quase 1.500 turistas ao todo.