Publicidade
Sim & Não

Fazer velório de preso é perigoso

09/01/2017 às 21:23
Show iml033

Familiares de detentos mortos em presídios em Manaus são orientados, extraoficialmente, a levarem os corpos das vítimas do Instituto Médico Legal (IML) direto para o cemitério. Isso porque é grande o risco de retaliação durante os velórios. Há relatos de ameaças diretas da facção Família Do Norte (FDN) às famílias que aguardavam a liberação de corpos no IML durante a semana passada. Ontem, apenas três corpos de mortos no Compaj aguardavam liberação.

Rápido   Para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), os peritos têm feito um ótimo trabalho de identificação e liberação dos corpos.

Contra túneis Considerado o presídio mais frágil do Estado, o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) terá uma barreira subterrânea de 5 metros ao longo de toda a cerca. A medida evitaria fugas por túneis, e foi apresentada pelo governador José Melo (Pros) ontem.

Fosso Ainda será cavado um fosso ao redor do Ipat, e ampliada a área de visualização no entorno da cadeia. Hoje, a mata fica a três metros da cerca. A ronda externa feita por policiais será facilitada com a ampliação da área.

Pente fino   Durante a semana, o presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), reuniu com seu staff e definiu que no primeiro trimestre a Diretoria Legislativa e a Procuradoria da Casa terão de concluir estudos sobre leis municipais que caíram em desuso. “Tem muita lei que caducou e precisamos rever isso”, disse.

Já deu   Wilker também determinou que sua equipe inicie as tratativas para licitar a folha de pagamento da CMM que hoje está com o Banco do Brasil. Com o contrato próximo de vencer, o parlamentar pretende receber propostas mais ousadas e lucrativas para a CMM. “Precisamos fazer investimentos e o Banco do Brasil não tem dado o tratamento que a Câmara merece em termos de prestação de serviço”, reclamou.

Da terra Natural do Estado do Acre, do município de Tarauacá, o deputado estadual Augusto Ferraz (DEM) agora é cidadão do Amazonas. Lei publicada no DOE do dia 6 estabeleceu a nova naturalidade do parlamentar.

Caiu pra cima A nomeação da ex-vereadora Socorro Sampaio (PP) no cargo de Subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres foi confirmada no Diário Oficial do Município do dia 6. A parlamentar foi uma das aliadas do governo tucano que não conseguiu se reeleger ano passado.

Professor  O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) quer ensinar a população do interior a acessar o Portal Transparência do Governo Federal. Principalmente os registros de repasses de verbas federais aos municípios. O político deve lançar uma cartilha sobre o assunto esse ano.

Tem dinheiro A opinião do parlamentar é que quanto mais o cidadão se aproximar da ferramenta, mais vai perceber que muitos municípios que andaram atrasando salários de servidores nunca deixaram de receber verbas federais.

Veja bem   O deputado estadual Luiz Castro (Rede) sustenta que a suspeita de ilegalidade lançada pelo MPC sobre a justificativa de uma falta dele ao trabalho em 2014 foi superada. Prova disso é que as contas do presidente da ALE-AM, Josué Neto (PSD), foram aprovadas sem ressalvas.