Publicidade
Sim & Não

‘Feliz, honrado e envaidecido’, afirma Délcio

13/06/2018 às 21:06 - Atualizado em 13/06/2018 às 22:38
Show d lcio

Escolhido para ocupar vaga de desembargador do TJ/AM após sagrar-se o mais votado em duas eleições seguidas, Délcio Santos disse que o êxito só foi possível com o “voto de transferência” dos colegas advogados e o relacionamento respeitoso que sempre manteve com os membros de sua nova casa. “Fiquei muito feliz, satisfeito, honrando e envaidecido”, declarou à coluna, após a decisão do governador. Ele também afirmou que a experiência anterior no TRE/AM e a compreensão da família na campanha foram essenciais. 

Conduta   Provocado sobre a  assertiva  que relaciona desembargadores a “deuses” e indagado sobre o atendimento que dará a advogados e jurisdicionados, Délcio saiu em defesa dos novos colegas. Disse que a pecha é injusta, que ele próprio sempre recebeu tratamento cordial ao longo de 22 anos de trabalho e que sua humildade será a mesma. “A ideia é somar, não é inovar”.

Difícil   O senador Eduardo Braga (MDB) admitiu ontem que o “jogo” contra a Zona Franca de Manaus (ZFM) no Congresso “está muito duro”.

Traiçoeiro   Segundo Braga, o governo federal se mobiliza para não deixar ir à votação as propostas de Decreto Legislativo que sustam os efeitos da MP que derrubou incentivos do setor de concentrados do PIM. 

Tomara   Hoje, em Brasília, o ministro da Fazenda Eduardo Guardia terá um encontro com empresários do setor de concentrados na presença de técnicos da Receita Federal. A bancada do Amazonas torce para que a pressão dos empresários surta efeito.

Comparação  O deputado Dermilson Chagas (PP) afirmou, em discurso na ALE/AM, que o governo federal precisa deixar de tratar o Amazonas ao estilo “Jack, o Estripador”, que a toda  hora corta o pedaço de algum benefício da região. Chagas se referiu ao corte do IPI  do polo de concentrados e a falta de transparência sobre os incentivos de P&D.

Tribuna  A convite do deputado  Serafim Corrêa (PSB), hoje os reitores da UEA e da Ufam estarão na ALE/AM para explicar os supostos prejuízos do veto do governo Temer à MP que proíbe o uso de verbas de P&D em obras físicas dos institutos de pesquisas - e que até 20% dos recursos pudessem ser utilizados na aquisição de “áreas  dedicadas à administração”.

Explicação 1   O deputado estadual Josué Neto (PSD) contestou ontem nota publicada pela coluna dando conta de que ele fez uma declaração infeliz ao comparar o acidente que vitimou três pessoas na estrada AM-010 e as mortes por malária no interior do Estado.

Explicação 2  Josué afirmou que seu discurso foi deturpado e disse ter dito que “as mortes por malária precisam nos sensibilizar tanto quanto este acidente, que foi mais próximo a muitos de nós”. “Foi um acidente grave. Uma das vítimas é filho de um amigo meu e pai de duas crianças pequenas, e conheço também familiares das demais vítimas”, declarou o deputado.

Destaque   A advogada Nancy Segadilha está representando o Amazonas no II Fórum Nacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento  acontece em Curitiba. Nancy  é mediadora do debate sobre a violência contra mulheres que enfrentam algum tipo de debilidade.