Sábado, 22 de Fevereiro de 2020
Sim & Não

Floresta preservada. Isso é bom?


bolsonaro_e_prefeito_2A998307-2EE3-41CD-8232-7307FEE6E4E7.JPG
09/02/2020 às 06:00

Em encontro casual com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na já tradicional saída do Palácio do Alvorada, o prefeito do Novo Airão, Frederico Júnior (MDB) deu a deixa para Bolsonaro defender suas ideias sobre a Amazônia. Frederico interpelou o presidente, informando ser o prefeito de Novo Airão e afirmando que seu município tem 95% de área preservada. Bolsonaro questionou: “Isso é bom ou é ruim?”. “É ótimo... Entre aspas”, respondeu o prefeito.

Diálogo  O “entre aspas” foi a deixa para que Bolsonaro perguntasse: “Vocês podem fazer estradas lá?”. Diante da negativa, o presidente afirmou: “Então vocês estão isolados”. E engatou outro questionamento: “Qual é a economia do seu município?”. O prefeito nem teve tempo de responder. Bolsonaro retomou a palavra: “É Fundo de Participação dos Municípios (FPM)?”. Frederico confirmou.

Extinção   O presidente aproveitou para lembrar a proposta de extinguir municípios com menos de 5 mil habitantes que vivem exclusivamente do FPM. Não é o caso de Novo Airão, que tem mais de 15 mil habitantes.

Confirmação  Na ocasião, o presidente também confirmou informalmente sua vinda a Manaus para a primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS), no dia 20 de fevereiro. “Devo estar em Manaus lá pelo dia 20, na reunião lá da Zona Franca, do PIM”, disse o presidente.

Resíduos   O Posto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos instalado no Emporium Roma recebeu, em apenas cinco meses de funcionamento, mais de 4 mil quilos de materiais para reciclagem.

Reciclagem   O posto é uma parceria do supermercado com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que recolhe os produtos e deixa nas cooperativas de catadores. O Emporium Roma tem feito um trabalho de orientação e incentivo para que os consumidores mudem os hábitos e passem a fazer a separação do lixo que pode ir para a reciclagem.

Mestrado  A Faculdade Santa Teresa, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), abriu processo seletivo para o Minter – Mestrado Internacional em Engenharia da Produção, destinados a portadores de diplomas das diversas áreas do conhecimento. As inscrições para o processo seletivo se iniciam no dia 3 de fevereiro e vão até dia 28 de fevereiro.

Selo de bom gestor Os gestores públicos que prestarem contas corretamente ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) passarão a receber um selo de qualidade concedido pela Corte de Contas a partir deste ano. O selo de qualidade foi anunciado pelo presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

Sarampo   Vai ter início na próxima segunda-feira (10) mais uma etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Definida pelo Ministério da Saúde, a nova etapa tem como público-alvo pessoas na faixa etária de cinco a 19 anos de idade.

Cursos A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) abrirá, nos dias 12 e 13, inscrições para 3 mil vagas de cursos e oficinas de extensão.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.