Segunda-feira, 01 de Março de 2021
Sim e Não

Foco agora é para remoção no interior


84a25661-e421-4c7a-b5f5-6f86c99c9e83_D8230159-CDCF-4A3F-B33E-ABC631468769.jpg
15/02/2021 às 01:24

Em Manaus desde a última sexta-feira, o ministro da saúde Eduardo Pazuello anunciou novo plano de remoção de pacientes diagnosticados com Covid-19. O foco agora será para remoção de pacientes do interior para Manaus ou estados mais próximos. Segundo o Ministério da Saúde, a fila de espera por leitos no interior do Estado está maior do que a da capital, “que vem sendo amenizada com a abertura de mais 183 leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”.

Transportes   Ainda segundo o MS, outro dado importante é que, além dos casos leves e moderados, poderão também ser removidos os pacientes em estado grave, transportados em UTIs aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB), em aeronaves com capacidade para até seis pessoas.

Tratamentos   Ontem começaram  as remoções de pacientes graves do interior para tratamento em hospitais de Manaus ou cidades próximas, na região Norte, e no estado do Espírito Santo, que já disponibilizou leitos de UTI.

Revitalização...  A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), iniciou os trabalhos de revitalização do parque municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. O espaço, que é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, em 2021 completa 28 anos de criação.

...do Mindu Os trabalhos no parque do Mindu, que iniciaram na última sexta-feira, fazem parte de uma grande ação de revitalização dos parques e unidades de conservação municipais que a Prefeitura de Manaus irá realizar, por meio da Semmas. 

Pesar   Morreu na manhã de ontem  o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Aristóteles Lima Thury, vítima de complicações da Covid-19. Aristóteles Lima Thury foi provido ao cargo de presidente do TRE-AM para o Biênio 2020/2022 no dia 7 de maio do ano passado.

Pesar 2    O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Governo do Estado e demais instituições lamentaram a   morte do  desembargador. Nós também lamentamos!

Usinas...    O prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (PSC), acompanhou na noite  da última sexta-feira,  a chegada de três usinas de oxigênio hospitalar, Modelo DOCS 200, com capacidade de produção de 12M³ de oxigênio por hora. As usinas são destinadas aos municípios de Autazes (a 108 km), Careiro Castanho (a 86 km) e Nova Olinda do Norte (a 137 km).

...de oxigênio   Adquirida com recursos próprios dos municípios, as usinas vindas de Curitiba (PR), vão atender, principalmente, pacientes infectados pelo coronavírus. No total, os três municípios investiram mais de R$ 2 milhões para adquirir as três usinas, que contou com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) no transporte até Manaus, a partir de uma articulação do senador Omar Aziz ( PSD).

Sanitização O vereador Elissandro Bessa (Solidariedade) deu entrada  em uma Indicação para que os bairros com maior índice de aglomeração e incidência de casos da covid-19, recebam serviço de sanitização. A estratégia, segundo o parlamentar, tem por objetivo intensificar ainda mais as ações de proteção a população contra a Covid-19.

 

Foto: Junio Matos


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.