Quinta-feira, 20 de Junho de 2019
Sim & Não

Força-tarefa não intimida postos de combustível


gas_82D97EA7-1A14-4DFB-BCA1-C49ED1B2BF93.jpg
08/06/2019 às 08:24

Mesmo após a reunião da força-tarefa do Consumidor para pontuar as providências que serão tomadas, conforme a lei, para acelerar a redução nos preços da gasolina e do diesel,  que ainda não chegou ao consumidor final no Amazonas, os postos de gasolina continuam praticando os mesmos preços na capital. Nem as notificações do Programa Estadual de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM) sensibilizaram distribuidoras e postos.

Coletivo   A ausência do repasse da redução do valor do preço do diesel e da gasolina, publicado pelo Governo Federal no último dia 1º, ao consumidor final motivou a reunião de Ouvidoria Municipal e Proteção ao Consumidor, Ministério Público do Estado (MPE-AM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Assembleia Legislativa do Amazonas (CPI dos Combustíveis); e Agência Nacional do Petróleo (ANP) na sede do Procon-AM.

Rigor da lei   Os órgãos reunidos na força-tarefa não têm poder de precificação de produto ou serviço, mas há dispositivos legais para garantir a redução. “Houve uma diminuição de preço publicada pelo Governo Federal que ainda não chegou às bombas e, por isso, foi necessário notificar.  Se os preços não baixarem, os estabelecimentos serão punidos conforme a Lei", informou o gestor do Procon-AM, Jalil Fraxe.

Ornamental   Um requerimento do vereador Allen Cristian Nunes Gadelha, do Município de Barcelos (a 401,7 km de distância de Manaus), provocou a convocação de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) sobre os graves problemas da cadeia produtiva do peixe ornamental do município.

Providências   A Audiência Pública sobre o futuro da pesca ornamental no Estado será realizada na segunda-feira (10/06), sob a coordenação da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos Minas, Gás, Energia e Saneamento da ALE-AM, que tem como presidente o deputado estadual Sinésio Campos (PT). A audiência vai debater e encaminhar providências sobre o momento atual de incremento nas exportações de peixe ornamental e as dificuldades encontradas.

Recorde   O município de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus) bateu seu recorde este ano no número de atletas participantes nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) pelo Polo I, sediado em Novo Airão, com 100 atletas. O recorde confirma o momento de ascensão das escolas de Caapiranga no esporte estudantil.

Jogue como elas   Tem o apoio local da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel) a campanha “Jogue como uma garota”, promovida nacionalmente pela Organização Não Governamental (ONG) feminina Peita, com o objetivo de divulgar e apoiar a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2019, que teve início ontem.

Torça por elas  Em Manaus, o bar eleito para a concentração oficial de pessoas para assistir ao vivo à Copa do Mundo de Futebol Feminino foi o Espaço Cultural Curupira Mãe da Mata, localizado na avenida Sete de Setembro, 1.710. Algumas ONGs de Manaus, como o Instituto Mana, Partida, Miga Sua Louca, entre outras, participam da ação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.