Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2020
Sim & Não

Frente culpa o Estado brasileiro


barco_8A786C5C-713E-4E5E-9E81-D0510DB27E27.jpg
14/01/2020 às 08:09

A morte de seis bebês indígenas às margens do rio Itacoaí, no município de Atalaia do Norte é culpa do Estado brasileiro. É o que diz uma nota emitida pela Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (Famddi). A nota conclama a sociedade civil a somar “na luta dos povos indígenas contra o projeto trágico imposto pelo governo brasileiro que os submete a uma vida em permanente ameaças, assassinatos e outras formas de morte, como ocorreu com os seis bebês”.

Precariedade A nota denuncia ainda que em vários municípios do Amazonas famílias indígenas são forçadas a se deslocar até a sede das cidades, para acessar benefícios a que têm direito, como recursos do Bolsa Família e Previdência Social. E que nesse processo acabam sendo submetidas a situações de profunda precariedade, tratadas como indigentes.

Assinaturas Assinam a nota como membros da Famddi, entre outras entidades, o “Mandato Popular Deputado Federal José Ricardo” (PT), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SPJ-AM) e a Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua).

Indignado O deputado federal Sidney Leite (PSD) se manifestou nas redes sociais sobre atentado contra o médico Rogélio Campuzano, que levou três tiros na noite de domingo (12), em Tabatinga. Sidney Leite classificou o ato como um atentado político, por conta do protagonismo que a vítima tem obtido na cidade, surgindo como líder de intenção de votos para a prefeitura de Tabatinga.

Mudança Uma das presenças em Itacoatiara durante a assinatura do convênio que vai contemplar a recuperação e modernização da AM-010, estrada que liga Manaus ao município da Região Metropolitana, o deputado estadual Saullo Vianna (sem partido) afirma que a modernização da AM-010  vai mudar a realidade dos municípios da região do Médio e Baixo Amazonas.

Aclamada Em reunião extraordinária na Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), a secretária executiva Neila Azrak foi eleita, por aclamação, presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter).

Sede própria Após funcionar por quase dois anos no segundo andar do prédio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) ganha hoje sua sede própria na rua Amazônia, nº 53, conjunto Vila Amazônia, bairro Nossa Senhora das Graças.

Rede Pública Pais ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino devem estar atentos para o período de transferência, que inicia nesta terça-feira, 14/1, e segue até quinta-feira, 16/1. O procedimento pode ser realizado pelo site www.matriculas.am.gov.br/ a partir das 00h01 ou de forma presencial, em qualquer unidade pública de ensino.

Férias A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa dá início hoje à segunda temporada da programação “Tô de Férias na Cultura", com oficinas gratuitas para todas as idades.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.