Sábado, 22 de Fevereiro de 2020
Sim & Não

Frente em defesa da ZFM na ALE-AM


show_1__4__62D9C516-AE57-4233-BC3E-E5C7818BDD20.jpg
13/02/2020 às 07:15

Na primeira sessão de votação deste ano, um dos projetos aprovados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) vem num momento bastante oportuno para a defesa das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e dos empregos que ele gera na capital. O projeto aprovado, de autoria do deputado estadual Saullo Vianna (Cidadania), autoriza a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Zona França de Manaus (ZFM) na Casa Parlamentar.

União de forças  Após a definição dos nomes dos deputados estaduais que irão compor a Frente Parlamentar, Saullo disse que a ideia é unir forças junto à bancada federal, prefeitos do interior e entidades de classes para defender o modelo que gera riqueza, ao mesmo tempo que preserva a floresta.

Empregos   Para o deputado, a união de esforços em defesa dos interesses do PIM e, principalmente, pela manutenção dos empregos, é fundamental neste momento em que o modelo sofre ataques.

Mais potássio Itacoatiara e Itapiranga podem ser o novo foco de exploração de potássio no Amazonas. Reservas de alto potencial já foram identificadas nessas áreas, como ocorreu 
em Autazes. E há uma vantagem  logística: as novas minas ficam ao lado do  linhão de Tucuruí e à margem do rio Amazonas, o que facilita e barateia transporte. Detalhe, 
o Brasil importa hoje 95% do potássio que consome.

Aliança   É no próximo domingo (16), no auditório do Dulcilas, na Ponta Negra, às 9h, o “evento oficial” de apoiamento ao Aliaça pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pretende criar. O deputado federal pelo Rio de Janeiro, Carlos Jordy; e a advogada do Aliança, Karina Kufa, estão entre as autoridades que já confirmaram presença. 

Inaceitável   O deputado federal José Ricardo (PT) afirmou, na manhã de ontem (12), que não se pode aceitar essa Reforma Administrativa proposta pelo Governo Bolsonaro, que irá reduzir salários, retirar estabilidades dos servidores públicos federais, estaduais e municipais e prejudicar ainda mais a população brasileira. 

‘Parasitas’   A declaração do deputado petistas foi dada durante o Seminário sobre a Reforma Administrativa e Ato pela Valorização do Serviço Público no Brasil, organizados pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público. “Servidores públicos não são parasitas; e sim o Governo Federal, que está praticamente paralisando este país”, afirmou.

Casa da Mulher   Em postagem na qual surge em foto junto à ministra da  Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos) anuncia a construção da Casa da Mulher Brasileira no Amazonas, espaço onde serão oferecidos serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres.

Funati   Terminam hoje (13) as as inscrições para cursos cursos e oficinas de Extensão da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati). São 3 mil oferecidas em 2020, com atividades destinadas a pessoas com mais de 50 anos de idade. Os cursos são gratuitos e as aulas terão início a partir do dia 9 de março. 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.