Publicidade
Sim & Não

‘Fumaça’ indicava incêndio

20/09/2016 às 20:25
Show simen o02

O procurador de Contas Roberto Krichanã deu a “dica” ao Ministério Público Estadual (MPE), há dois anos, sobre o contrato suspeito entre a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e o Instituto Novos Caminhos, alvo da operação “Maus Caminhos”, deflagrada ontem pela Polícia Federal. Em 2014, um contrato de R$ 80 milhões levantou suspeita e o Ministério Público de Contas pediu a abertura de inquérito, que segue em andamento no âmbito do MP estadual.

Repetição.  Mais recentemente, o Ministério Público de Contas voltou a mostrar preocupação com os repasses destinados ao Instituto Novos Caminhos. No julgamento das contas de 2015 do Executivo Estadual no TCE/AM, em maio último, o órgão citou o repasse de R$ 134,3 milhões à entidade e recomendou fiscalização.  

Fogo.  Na Assembleia Legislativa do Estado, o PMDB já puxa o coro para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue o desvio de recursos  da saúde.

Cara a cara.  A convite do presidente do TCE/AM, Ari Moutinho, o secretário de Fazenda do Estado, Afonso Lobo, compareceu ao tribunal, ontem, para prestar esclarecimentos sobre o modelo de compras adotado pelo Governo do Estado. Lobo estava acompanhado do coordenador de compras e contratos da Sefaz, Alessandro Moreira.

Economia.  A ida de Afonso Lobo ao TCE/AM se deu depois que o presidente da Corte manifestou olhar de estranhamento sobre o fato de a Sefaz concentrar quase todas as compras do Estado. O secretário explicou que a padronização iniciou em 2005, na gestão Eduardo Braga, e está sendo continuada “pela economia gerada ao Estado”.

Gafe. O deputado federal Marcos Rotta (PMDB) postou  foto nas redes sociais em que dizia estar no plenário da Câmara dos Deputados “aguardando as votações”. Mas um detalhe roubou a cena da imagem: Eduardo Cunha aparecia ao fundo, presidindo a sessão. A imagem era antiga.  

Erro. O vacilo foi atribuído por Rotta a um assessor. “Já no aguardo da sessão no Congresso: Agora com a foto CORRETA. Algum assessor meu com saudades do Cunha postou ontem (segunda) uma foto antiga com ele ao fundo. Isso é página virada já no País! Vamos em frente!”. Conforme o site da Câmara, o parlamentar realmente estava em plenário.

Facilidade.  A reformulação do site do Ministério Público de Contas tornou pública, semanalmente, a relação de processos em análise por procurador de Contas. O novo site permite ainda que o cidadão se cadastre e receba por e-mail todas as atualizações sobre do órgão.

Gratidão.  “Momento de grande júbilo e de imensa felicidade”. Foi assim que Fued Semen Filho resumiu a homenagem que o pai recebeu ao dar nome à Sala da OAB/AM na sede das Polícia Federal. Fued Semen, o pai, faleceu há dois meses, após 50 anos dedicados à advocacia.  

Alerta. O Tribunal de Justiça de Roraima suspendeu todos os pagamentos a serem feitos pela instituição, com exceção da folha de setembro, paga ontem. Motivo: o repasse do duodécimo pelo Estado está atrasado.