Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020
Sim e Não

Funcionários aglomerados em gabinetes


15_ALEAM_AGENDA-DA-SEMANA_Foto-Kaique-Brilhante-01-640x380_2E3907FC-653F-440C-8807-35DD67DB47B8.jpg
05/07/2020 às 08:13

Embora  igrejas, shoppings, academias, restaurantes, parques públicos e até bares já estejam funcionando - com algumas regras sanitárias -  os parlamentares amazonenses ainda não retornaram aos trabalhos presenciais na Assembleia Legislativa.  A expectativa é que retornem na próxima terça-feira.  Porém,  alguns deles estão ordenando que seus funcionários comissionados  estejam nos gabinetes durante horário de expediente, aglomerando as pequenas  salas.      
 
No máximo três  O ato da Mesa Diretora que institui o regime híbrido na Aleam  diz que o funcionamento dos gabinetes deve ser  avaliado por cada parlamentar, com prudência e com o número máximo de três servidores em cada gabinete, incluindo o deputado ou deputada. 

Providência No mesmo documento elaborado pela Mesa Diretora com voto contrário apenas do presidente da Casa, Josué Neto (PRTB) e do deputado Augusto Ferraz (DEM), ficou instituído regime híbrido para realização das reuniões a partir de  terça-feira (7). 

Contrariado Embora tenha votado contra, o presidente Josué Neto disse que já está providenciando o regime híbrido na Casa. Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os vereadores começaram a trabalhar de forma híbrida desde a última quarta-feira.     

Sem demanda O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), afirmou que “sem o fim do monopólio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) sobre a distribuição de gás natural no Amazonas”, não haverá empresa interessada em comprar da Petrobras os campos de exploração de petróleo e gás do Polo de Urucu, anunciado no fim de junho.

Tarifa Entidades e demais segmentos que representam o comércio e a indústria do Amazonas participaram de uma Audiência Pública virtual para debater o aumento da tarifa da energia elétrica nas contas dos setores e consumidores na última quinta-feira.

Encareceu Segundo o  presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da  Aleam, deputado Wilker Barreto (Podemos),  a mudança na cobrança do ICMS deixou as contas dos empresários e consumidores mais cara e a comissão irá propor soluções para aliviar  a conta dos consumidores. 

Exonerado O ex-secretário de saúde da gestão tampão de Amazonino Mendes, Francisco Deodato Guimarães, foi exonerado na última sexta-feira do cargo de assessoria do ex-governador.   Ele estava no cargo por conta da  Lei n° 4.733 promulgada no fim da gestão tampão de Amazonino, que garantiu a ex-governadores terem até 10 assessores após o mandato político. 

Garimpos O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a retirada imediata de todos os garimpeiros da Terra Indígena Yanomami e demandou a presença de servidores da Funai, do Ibama e de militares durante a pandemia do novo coronavírus para conter a atividade ilegal.

Ameaça  Além dos garimpos, atualmente a pandemia de coronavírus também ameaça os yanomami. Houve mais de 160 casos confirmados de Covid-19 e cinco mortes entre integrantes da etnia até 26 de junho, segundo uma rede de pesquisadores, antropólogos e médicos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.