Publicidade
Sim & Não

Governo atua para recompor base na ALE

23/04/2018 às 21:34 - Atualizado em 23/04/2018 às 23:11
Show aleam

A gestão Amazonino Mendes (PDT) escalou os deputados estaduais Belarmino Lins (PP), Vicente Lopes (PV) e Adjuto Afonso (PDT) para atuarem junto a colegas de Parlamento a fim de recompor a base governista na Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), visivelmente fragilizada nas últimas semanas. O governo aposta na característica conciliadora do trio de deputados e avalia que, passada a adrenalina do troca-troca partidário, a acomodação de forças ficará bem mais prática e objetiva.

Retrato Um membro do alto escalão do governo diz que “não há assombro” dentro do Executivo em virtude de eventuais perdas na base governista. “O desenho da Assembleia será definido pelas candidaturas”, informou. “A partir de agora, tudo fica mais simplificado”.

Isolado A tendência nos próximos dias  é que o líder do governo na Assembleia, Dermilson Chagas (PP), fique cada vez mais longe das negociações em torno da recomposição da base governista. Aliados põem na conta dele a “desagregação” do grupo na ALE/AM.

Cochichos Enquanto isso, “Belão”, Vicente e Adjuto seguem tocando reuniões para larguear a base de apoio. 

Papagaio...  Pré-candidata a uma cadeira no Legislativo Estadual, a ex-secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Janaína Chagas (PPS), grudou no secretariado do Estado e no próprio governador.

...de pirata Janaína não perde um evento do governo do Estado e faz questão de postar fotos ao lado dos secretários. Ela também segue cumprindo agenda em secretarias e nos bairros - como se ainda estivesse na Sejel.

Dobradinha O deputado federal Silas Câmara (PRB), pré-candidato à reeleição, compartilhou  em seu Facebook vídeo postado pelo senador Omar Aziz (PSD) que retrata conquistas de sua gestão à frente do governo do Estado. 

Exaltação  No vídeo, Omar diz que dobrou os efetivos das polícias Civil e Militar:  “Dei condições de trabalho para as polícias civil e militar e os resultados vieram: 24% de redução nos índices de criminalidade”, afirma o senador na postagem.

Discrição Por enquanto, Omar segue atuando forte nos bastidores para tirar Amazonino Mendes da cadeira de governador. Conta com o apoio do prefeito Arthur Neto (PSDB), que pode lhe ceder um  candidato a vice.

Investigação  O ex-prefeito  de Itacoatiara Mamoud Amed Filho virou alvo de um inquérito do MPE  que vai apurar eventual ato de improbidade administrativa.

Proposta 1  De autoria do vereador Gilvandro Mota (PTC), um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) pode facilitar a vida de mulheres grávidas que, por óbvio, são submetidas a uma série de exames nesse período.

Proposta 2  A ideia é que a “Caderneta Digital da Gestante” - registro on line de todas as informações da paciente - seja elaborada pela Semsa desde  a primeiras consultas até os exames e a hora do parto. Por meio de um app, as grávidas poderiam acompanhar o pré-natal e serem notificadas de  datas relacionadas a consultas e vacinas, por exemplo.