Publicidade
Sim & Não

Governo foca em reduzir peso do Estado

05/01/2018 às 22:28
Show amazonino mendes

A diminuição de gastos - e do peso da máquina do Estado - virou uma espécie de  obsessão do governador Amazonino Mendes (PDT), conforme testemunham aliados do chefe do Executivo Estadual. No entendimento do pedetista, para aplicar serviços de qualidade é preciso, na outra ponta, reduzir custos, especialmente os desnecessários. Por esse motivo, os secretários seguem pressionados por Amazonino a arrocharem o custeio.

Encruzilhada Praticamente  obrigado a assumir vaga de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), sob pena de perder o posto para o suplente, Dallas Filho pediu exoneração da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), mas não tem certeza se o governador Amazonino Mendes vai querer ele de volta ao posto.

Escolha No final desta semana, a direção da CMM deixou Dallas Filho ciente de que, se não tomasse posse da vaga deixada em aberto com a ida de Gedeão Amorim (PMDB) para a Câmara Federal, seria obrigada a dar posse ao segundo suplente, o médico Mauro Lippi.

Suspensão 1 Está vetado o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM) que obrigava o governo a instalar nas academias ao ar livre placas com orientações sobre o uso dos aparelhos de ginástica.

Suspensão 2  Em sua justificativa para vetar a lei, Amazonino Mendes justifica que a iniciativa do Legislativo Estadual “viola iniciativa privativa do governador de criar novas atribuições e despesas”. 

Mais Conforme a  última edição do Diário Oficial do Estado (DOE), outras iniciativas da Asssembleia foram vetadas pelo governador, como o projeto de lei que declara a Banda   Blue Birds como “patrimônio imaterial” do Amazonas e outra que cria a “Carteira de Informação do Paciente Diabético”. Todos os vetos podem ser derrubados pela ALE/AM. 

Descaso 1 Fiscalização realizada pela Arsam mostra o desleixo da Manaus Ambiental com o serviço de abastecimento de água na capital. Conforme informou a Agência Reguladora, uma inspeção do órgão localizou cerca de  dez vazamentos  de grandes proporções  na tubulação da empresa “sem reaterro ou recomposição asfáltica, o que faz com que buracos se transformem em crateras em algumas horas”.

Descaso 2 Diante do desmazelo da Manaus Ambiental, a Arsam determinou que a empresa faça os  serviços de reparo de vazamentos na rede de distribuição de água dos bairros Cachoeirinha, Praça 14, Japiim, Coroado e Conjunto Tiradentes.

Economia A temporada de cruzeiros de 2017/2018 de Manaus prossegue a todo vapor com a chegada, neste domingo, do navio  M/S Prinsedam no Porto de Manaus, às 10h. Mil turistas estarão na embarcação.

Reconhecimento A médica Maria do Socorro Lucena Cardoso, que também é professora universitária, será agraciada com o Título de Cidadã do Amazonas. 

Imbróglio A saída de Marcos Pereira do ministério da Indústria e Comércio pode gerar uma nova instabilidade  no comando da Suframa. Não se sabe o ânimo e as preferências do futuro comandante da pasta.