Publicidade
Sim & Não

Governo pode incorporar a Fucapi

15/02/2018 às 21:43 - Atualizado em 16/02/2018 às 00:50
Show fucapi 123

A pedido do governo do Estado, técnicos da Sefaz produzem um estudo, de maneira sigilosa, a fim de embasar uma decisão do Poder Executivo que poderá ser tomada nos próximos dias: a incorporação da Fucapi pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A ideia seria ampliar a oferta de vagas na educação profissional do Estado. Com dívidas que chegam a R$ 100 milhões, a Fucapi está entre pedir falência ou ainda ser extinta por interferência do MPE/AM.

Avaliação 1 Conforme apurou a coluna, os estudos do governo do Estado estão em fase avançada. A análise  orçamentária e jurídica feita pelos técnicos da Sefaz  leva em conta que  95% da dívida da Fucapi é tributária e trabalhista.

Avaliação 2 No governo, a incorporação da fundação por meio do Cetam é vista como vantajosa porque alinharia a educação profissional às demandas do Polo Industrial de Manaus, mantendo inclusive a infraestrutura dos laboratórios e o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação. 

Dianteira Focado na disputa por vagas no Parlamento, o PR no Amazonas mantém os planos para a eleição 2018, independente das alianças que fechará para a campanha ao governo. “O partido tem tempo de TV e boa estrutura. Naturalmente, parte dos candidatos terão interesse”, diz o deputado federal Alfredo Nascimento, líder da sigla no Estado.

Ajuntamento No  próximo dia 3 de março, o PR fará o 1° Encontro Estadual de 2018, reunindo os presidentes dos diretórios dos 62 municípios amazonenses. No evento, serão apresentados os pré-candidatos a deputado estadual. Marcelo Ramos é o candidato da sigla à Câmara Federal e Alfredo, o candidato ao Senado.

Triagem De acordo com Alfredo Nascimento, para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM) a sigla quer lançar 48 candidatos, mas nem todos os nomes estão definidos. “Há  uma pré-seleção. Estamos avaliando”, afirma.

Olheiros O Senado Federal montará uma comissão de seis senadores para visitar, ainda neste primeiro semestre, a Zona Franca de Maquila, no Paraguai. A informação é do senador Eduardo Braga (MDB), que está preocupado com a migração de indústrias brasileiras para o país vizinho.

Vantagens Nos últimos anos, indústrias brasileiras geraram, ao todo, 11 mil empregos na Zona Franca de Maquila. São investimentos que poderiam muito bem estar no Brasil, até mesmo no Polo Industrial de Manaus.

Hora extra Depois de inaugurar uma ala com nove enfermarias e 47 novos leitos no Hospital Adriano Jorge, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam)  anuncia para os próximos dias a ampliação dos plantões para realização de cirurgias ortopédicas na unidade, que agora passarão a ocorrer também aos sábados.

Avexado Com a medida, o secretário Francisco Deodato quer diminuir o tempo de espera por este tipo de procedimento no hospital Adriano Jorge.

Comitiva Enquanto isso, técnicos da Susam estão cumprindo o desafio de visitar cada município e tomar nota das demandas no interior. Já foram em 18 cidades.