Terça-feira, 21 de Maio de 2019
Sim & Não

Governo vai ter gabinete itinerante


wilson-lima_691E5B94-C29B-42AC-8C34-DD83A044C6B9.jpg
12/05/2019 às 08:35

O governador Wilson Lima vai colocar em prática uma estratégia para aproximar mais a administração pública do interior do Estado. A ideia é montar um gabinete itinerante, com a presença do governador e dos secretários de Estado, que despachará por alguns dias em determinado município. Ainda estão sendo definidas as cidades que receberão primeiro a equipe de governo, mas a iniciativa deve ser posta em prática já a partir do próximo mês.

Insistência

O deputado federal Alberto Neto (PRB-AM) encaminhou nova proposta de criação das universidades do Médio e Baixo Amazonas e do Médio e Alto Solimões. A indicação será analisada pelo Poder Legislativo. 

Pós-veto

No início do mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) barrou a criação das duas unidades federais de ensino. “Sei a realidade do povo do interior que precisa ter acesso à educação de qualidade sem precisar ir para capital”, disse Alberto Neto ao justificar sua insistência no projeto. 

Senso crítico

Plínio Valério (PSDB-AM) sugeriu da tribuna do Senado que os esforços que o Governo Federal faz para destruir a Zona Franca de Manaus ou aprovar uma Reforma da Previdência que desrespeita idosos e pune os jovens, sejam redirecionados ao combate ao desemprego.

Potencial

Com uma relação comercial ainda tímida com El Salvador, a Suframa pretende turbinar os negócios com o país da América Central. No segundo semestre, a autarquia vai liderar uma missão empresarial local.

Potencial  2

A ideia surgiu durante visita da embaixadora Diana Venegas à Suframa. Com 17 Zonas Francas em pleno funcionamento, El Salvador é o sétimo melhor país para se fazer negócios na América Latina. Hoje, eles compram por ano, do Amazonas, US$ 621,7 mil.

Posso entrar?

Relatores da ONU pediram autorização para investigar execuções sumárias e a atuação das milícias no Brasil. A revelação foi feita pelo colunista do UOL, Jamil Chade, que mostra que a missão foi proposta em 2018, mas até hoje o País não deu sinal verde. 

Por onde anda?

Desde que foi condenado a 15 anos de prisão por participação em organização criminosa, o ex-deputado Fausto Souza - que preside a Associação de Deputados e Ex-Deputados do Amazonas (Adeam) - desapareceu do Parlamento Estadual. 

Sala deserta

A Adeam tem uma ampla sala na Assembleia Legislativa, onde o ex-parlamentar costumava despachar diariamente. Fausto Souza e seu irmão Carlos Souza foram condenados em primeira instância, podendo recorrer em liberdade.  

Killer Ratings

Enquanto isso, a Netflix definiu para 31 de maio a estreia da série “Bandidos na TV”, que vai narrar a trajetória de Wallace Souza, irmão de Carlos e Fausto, morto em 2010. O foco da série serão os crimes pelos quais os irmãos Souza foram condenados.  

Fechou o tempo

Na última sessão plenária da semana, o tempo fechou entre os deputados Wilker Barreto (PHS) e Sinésio Campos (PT). Wilker buscava assinaturas para a CPI da Seduc e não recebeu bem a negativa de Sinésio. Os dois travaram bata-boca que chamou a atenção dos demais.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.