Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
Sim & Não

Hemoam contra o coronavírus


Doa__o-de-sangue-Foto-Alfredo-Fernandes-1-633x437_536AEB8D-2A3B-465E-9374-0F053ED70559.jpg
28/02/2020 às 07:36

Desde ontem (27), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) passou a adotar novas regras na triagem clínica para doação de sangue. Quem esteve em viagem por países com casos confirmados do novo coronavírus ficará impedido de doar sangue por 30 dias. A medida atende a nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a confirmação do primeiro caso do vírus no Brasil, ocorrida na última quarta-feira (26).

Segurança   O diretor clínico do Hemoam e médico hematologista Nelson Fraiji esclarece que não há comprovação científica de que o coronavírus pode ser transmitido pelo 
sangue. Mesmo assim, a ação é necessária para garantir a segurança do paciente que necessita de transfusão de sangue.

Ilhados   Quem foi curtir o feriado do Carnaval em Parintins amarga, desde a última terça-feira (25), os prejuízos causados pelos 
voos cancelados pela MAP/Passaredo.  É que a empresa tem cancelado consecutivamente voos de Parintins para Manaus sem qualquer aviso prévio ou explicação aos passageiros.

Protesto   A prefeitura de Parintins emitiu nota de protesto pelo cancelamento de voos dos dias 25, 26 e 27. “Todo o investimento que se faz no município para atrair visitantes e turistas esbarra na ineficiência dessa companhia que possui um rico histórico de irresponsabilidade”, diz a nota.

Desrespeito   O deputado Saullo Vianna recorreu às redes sociais para manifestar indignação e condenou a falta de respeito da MAP com os amazonenses. Saullo que, ano passado participou de reuniões na ANAC, em Brasília,  para pedir soluções quanto aos sucessivos casos de cancelamento e atrasos de voos da MAP no Estado, instruiu seus seguidores a formalizar denúncia no Procon/AM.

Saldo da folia   Foram retiradas 131 toneladas de lixo das ruas durante o Carnaval 2020, gerado por bandas e blocos carnavalescos e pelos eventos realizados no Centro de Convenções, o Sambódromo. Os dados são da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), cuja operação de limpeza contou com mais de 200 funcionários atuando no pré e pós-carnaval.

Recadastramento   Termina hoje (28) o prazo para servidores ativos e inativos da Prefeitura de Manaus, nascidos em fevereiro, realizarem a atualização de seu cadastro junto ao banco Bradesco. O recadastro segue as normas estabelecidas no decreto nº. 4.730, de 7 de janeiro de 2020.

De volta   O navio de cruzeiro M/S Viking Sea, que trouxe cerca de 1,4 mil turistas para passar o Réveillon em Manaus, no dia 31 de dezembro de 2019, retorna à capital com 1.395 visitantes, neste domingo (1º), às 8h. Os turistas serão recebidos ao som das toadas dos bois Caprichoso e Garantido, com a realização de um pocket-show de boi-bumbá.

Parintins   O Viking Sea, de bandeira das Bahamas, partiu de San Juan, em Porto Rico, e fará um roteiro turístico pelo Caribe. Além de Manaus, o cruzeiro passará por Parintins, no sábado (29). Trata-se da nona embarcação das 16 previstas para a atual temporada, durante a qual mais de 12 mil turistas já passaram pelo Estado.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.