Publicidade
Sim & Não

Henrique é governador por dois dias

17/10/2016 às 21:01
Show henrique03

Ex-candidato a prefeito de Manaus, Henrique Oliveira (SD) assume hoje pela primeira vez o Governo do Estado desde o fim do 1º turno. O governador José Melo (Pros) viajou a Brasília e só retorna na quarta, 19. Henrique retoma as prerrogativas do cargo lambendo as feridas de um desempenho eleitoral ruim, em grande parte por ter fracassado na tentativa de se descolar do Executivo, missão praticamente impossível, uma vez que é o vice-governador, ainda que “decorativo” como ele mesmo se define.

Pressão.  José Melo tenta destravar na Secretaria do Tesouro Nacional empréstimos que o Estado aguarda liberação. Os recursos somam R$ 430 milhões.

Apegado.  A aliados mais próximos, Melo afirmou nesse fim de semana que não pensa em dispensar nenhum dos secretários.  Salvo se houver pedido de outros assessores para sair.

Direto ao ponto. O vereador Plínio Valério (PSDB) afirmou ontem na tribuna da CMM que um parlamentar da base tem que ser muito “leso” e “otário” para assinar o pedido de abertura de CPI para investigar os contratos da prefeitura com empresários presos na operação “Maus Caminhos”.

Sinais. Defensor da CPI, o petista Waldemir José disse que a fala de Plínio mostra que a prefeitura tem algo a esconder. O vereador de oposição afirmou, ontem, que nos bastidores da Casa há um número significativo de colegas inclinados em assinar o pedido de investigação.

Onde come um...  Autor da proposta de CPI, o vereador Professor Bibiano (PT) afirmou que vai bater na porta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para pedir que os órgãos estendam a investigação da “Maus Caminhos” para os contratos da prefeitura.

Agora vai. Falando na “Maus Caminhos”, o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias, vai à ALE-AM, no dia 25, ser sabatinado pelos deputados sobre a operação. O líder do governo, David Almeida (PSD), garante que dessa vez o titular da Susam não faltará.

Caso de estudo. Em meio à crise no setor de saúde do Estado, a direção do Hospital Delphina Aziz promove nesta terça e quarta, 19, o 1° Seminário de Gestão, tendo como objetivo colocar em discussão o panorama atual da saúde pública e seus gargalos.

1º round. Médicos gestores, ex-gestores e presidentes de cooperativas participarão dos debates. Hoje, às 15h20, a mesa redonda “Judicialização da Saúde” terá como âncoras o defensor público Carlos Alberto Souza de Almeida Filho e a advogada especialista no setor  público Maria Caroline Dias.

Substituto. O ex-deputado estadual Walzenir Falcão toma posse hoje, em Brasília, como presidente da Confederação Nacional dos Pescadores. A titular do cargo, Eliane Moraes, morreu no último sábado.

Pauta bomba. Um dos primeiros desafios de Walzenir no comando da confederação é evitar que milhares de pescadores deixem de ter o direito ao seguro defeso.

Ameaça. O governo federal estuda criar uma categoria de pesca denominada de Pesca Alternativa. O pescador enquadrado nessa classificação perderá o direito ao seguro – o que pode acontecer com muitos do Amazonas.