Publicidade
Sim & Não

‘Hoje o Estado não cabe no orçamento’

08/01/2019 às 07:21
Show secret rio sefaz f6453bed aa76 45c4 8464 d5e641deb506

Um bilhão em dívidas. Segundo o titular da Sefaz, Alex Del Giglio, esse é o tamanho da fatura herdada pelo novo governo com fornecedores que deixaram de receber por serviços prestados para o Estado. Mas não para por aí. “Além disso, temos um déficit orçamentário de R$ 1,5 bilhão. Ou seja, se eu pegar todos os contratos vigentes, vou gastar esse ano 1,5 bilhão a mais do que está previsto no orçamento”, disse Del Giglio. “Precisamos racionalizar os recursos. Hoje o Estado não cabe dentro do orçamento”.  

Missão O secretário da Fazenda sustentou que o Estado precisa de um excesso de arrecadação para equilibrar as contas. Para isso, vai intensificar fiscalizações, otimizar a receita e reavaliar contratos  de custeio. “É um desafio muito grande”, admitiu Alex Del Giglio.

Provocação O deputado Belarmino Lins (PP) inflamou ainda mais a disputa pela presidência da Assembleia, nesta segunda, ao declarar já ter os votos necessários para ganhar a eleição. “Estou com os pés no chão e sei que vou vencer”, divulgou. Ele trava um duelo com Josué Neto (PSD).

Crítica  A senadora  Vanessa Grazziotin (PCdoB)  criticou os novos critérios para a concessão de bolsas de estudo, tanto para pós-graduação quanto para doutorado no exterior, feitos pelo Ministério da Educação.

Ironia Publicação feita por Vanessa no Twitter diz que o critério “ideológico” será eliminatório e que ainda está em discussão a possibilidade de interrupção de bolsas já concedidas. “Os çábios bolsonaristas têm que consultar o Art. 5 IX da Constituição. O que eles chamam de despetização é a velha censura à pesquisa científica”, disparou.

 

Inovação 1  O novo presidente do Amazonprev, André Luiz Zogahib, quer dar fôlego às principais demandas do órgão previdenciário do Estado. Entre as ações, ele quer garantir melhor atendimento aos assegurados, com inovações tecnológicas e infraestrutura de atendimento.

Inovação 2  A reorganização de recursos também deve ampliar o leque de opções dos aposentados, pensionistas e servidores que fazem cálculos sobre seus benefícios antes de  decidir parar de trabalhar. “Vamos, com certeza, dar sempre passos à frente para que possamos ter um Fundo Previdenciário extremamente saudável financeiramente”, prometeu Zogahib.

Ajustes  O titular da  Secretaria de Estado de Infraestutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima, iniciou um plano de ação junto à sua equipe de trabalho para levar melhorias às obras do Prosamim e nas demais localizadas no Estado.

Reclamações  A proposta de Carlos Henrique Lima é resolver de forma imediata problemas em obras que estão causando transtornos para a vida da população, como nos bairros Glória e Presidente Vargas.

Canetada  O atual presidente da Câmara Municipal de Manaus, Joelson Silva, nomeou 61 servidores em cargos comissionados. Dentre as nomeações, consta que Juliane Roque Cortezão ocupará a Coordenadora de Execução Financeira. Ela desempenhou a mesma função em 2013, quando Bosco Saraiva comandou a Casa.