Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
Sim & Não

Hotéis para profissionais da Saúde


image_2A7305F4-0BCE-4570-B4CD-5A0A6A9B8847.jpeg
28/05/2020 às 08:42

No mesmo dia em que o governador Wilson Lima (PSC) anunciou o cronograma de retorno das atividades econômicas em Manaus, foi publicada a lei, sancionada por ele, que autoriza o  Poder Executivo  a realizar parcerias com a rede hoteleira para oferecer estadas aos profissionais da rede pública de saúde que tenham contato direto com pacientes acometidos  de  covid-19. O Governo do Estado tem um prazo de dez dias para regulamentar a nova lei.

Fundos  A lei prevê que as despesas decorrentes das estadas em hotéis serão pagas com a  transposição dos recursos de fundos criados por leis estaduais para o financiamento de despesas urgentes com vistas ao enfrentamento da pandemia de covid-19.

Transporte   Além das escolas das redes estadual, municipal e federal, também ficou de fora do cronograma de retomada das atividades econômicas anunciado pelo Governo do Estado o transporte intermunicipal de passageiros, terrestre e fluvial. “Existem questões que ainda estão judicializadas. Por enquanto, permanecerá como está”, disse a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto. 

Obras   Foi aprovado na manhã de ontem (o  Projeto de Lei do deputado Adjuto Afonso (PDT), que dispõe sobre a criação da plataforma “Acompanhamento irrestrito das Obras Públicas”, pelo Poder Executivo, em endereço eletrônico único, para consulta, acompanhamento do andamento de obras custeadas com recursos públicos federais e estaduais.

Saúde mental   Um grupo formado por 60 psicólogos e psicanalistas se prontificou a oferecer um serviço especializado de escuta e orientação, mesmo a distância, para auxiliar pessoas que, no período de distanciamento social, estão vivenciando situações de ansiedade extrema, angústia, medo e outros males trazidos ou amplificados pela pandemia de covid-19. O serviço pode ser acessado pela internet no site relacoessimplificadas.com.br/
escuta.

Vetados    As pessoas físicas, condenadas em segunda instância por crimes contra crianças, adolescentes e jovens estão  proibidas por lei de firmar contratos com o Poder Público no Estado do Amazonas. A lei se estende a cargos vinculados à administração direta, autárquica e fundacional.

Eletivas   Em pronunciamento durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) de ontem (27), a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) propôs a criação de mutirões de saúde para regularizar a realização de cirurgias eletivas que foram adiadas ou canceladas por conta da pandemia do novo coronavírus. 

Capoeira    Foi criado, por meio de lei estadual,  o Projeto Capoeira nas Escolas, a ser instituído nos estabelecimentos de ensino básico da rede pública e privada do Estado. Além  disso, a capoeira também foi declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas.

São José   Também ganhou status de  Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas a Novena de São José, frequentada mensalmente por  milhares fiéis, no dia 19 de cada mês; na igreja de São José Operário, localizada no bairro Praça 14.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.