Terça-feira, 15 de Outubro de 2019
Sim & Não

Indicadores negativos no comércio


centro_1234_B3223C21-3F9A-4575-BF6D-C17E9E80271A.jpg
16/09/2019 às 07:46

Na semana passada, dois indicadores nacionais apresentados separadamente apontaram que é preciso dar mais atenção a ações que fortaleçam o comércio no Amazonas. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio, apresentados pelo IBGE, mostram que o Estado teve o pior desempenho do País no mês de julho, com queda de 1.9%. Já o 13º Anuário de Segurança apresenta o Amazonas em segundo lugar na categoria  roubo a comércio.

Categorias Dentre as diversas categorias apresentadas no Anuário de Segurança Pública – como “Mortes violentas”, “Polícia mais letal”, “Roubo de carro” e “Feminicídio”, por exemplo – apenas na categoria “Roubo a comércio”, o Amazonas surge entre os três primeiros colocados.

Paraná O anuário foi divulgado na semana passada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que recolhe estatísticas das secretarias de Segurança Pública de todos os Estados. Em roubo a comércio, com 61,7 casos para cada 100 mil habitantes, o Amazonas perde apenas para o Paraná.

Jovens Uma boa notícia para quem está em busca do primeiro emprego: Os jovens entre 18 e 24 anos são os que têm as melhores oportunidades no mercado de trabalho no Amazonas. Por outro lado,  os trabalhadores da faixa etária entre 40 e 49 anos amargam poucas ofertas de vagas.

Pesquisa Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti) na pesquisa sobre emprego formal no mês de julho.

Disparidade O dado mais impactante, entretanto, é a disparidade de empregos quando a pesquisa revela dados por sexo: do total de 13.305 pessoas contratadas em julho, 9.025 são do sexo masculino, ou 67,83%, e 4.280 do sexo feminino - 27,31%.

Pioneirismo Exibindo pioneirismo local e nacional, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) implantou na grade curricular a disciplina Direito Digital no curso de graduação de Direito. A metodologia começou a ser aplicada neste semestre pelo professor e também advogado especialista em Direito Digital, Aldo Evangelista.

Única pública Trata-se do primeiro curso de Direito de Manaus a implantar a disciplina, de extrema importância no mundo cada vez mais digital em que vivemos. Nacionalmente,  a UEA é a única universidade pública que disponibiliza a disciplina.

Indústria 4.0 Foi aprovado na semana passada na Assembleia Legislativa do Amazonas o projeto de lei de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT), que solicita ao Executivo a criação de uma política estadual de incentivo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da indústria 4.0 no Estado.

Em queda Ao que tudo indica, a intensificação das ações de fiscalização e prevenção realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) estão dando resultado. O mês de agosto apresentou o menor número de mortes no trânsito para o mês nos últimos dez anos. Com 12 mortes, a redução é de 47,83%, na comparação com o mesmo período de 2018.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.