Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021
Sim e Não

Indígenas no topo da lista da vacina


img20200521154033069-768x513_EA70D7C9-9DE0-4FAF-9A19-CBEAC5A953E4.jpg
12/01/2021 às 07:06

Os indígenas foram o primeiro  grupo citado pelo governador Wilson Lima (PSC) no apelo público ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que o Amazonas  receba com prioridade o maior número possível de doses da vacina contra a Covid-19. No discurso, Wilson lista populações vulneráveis, que serão as primeiras a receber o imunizante: indígenas, profissionais de saúde, idosos e comunidades mais distantes. O Amazonas é o  Estado que concentra a maior população indígena do País.

Um quinto -  Vivem no AM um quinto do total de pessoas autodeclaradas indígenas do País, segundo o Censo 2010 do IBGE: 168,7 mil pessoas. O Estado também lidera o ranking de municípios com maior população indígena. Dos dez primeiros, seis são daqui.

Reetinização - O número de pessoas que se autodeclaram indígenas cresceu 11,4% em todo o Brasil de 2000 para 2010 e 150% de 1991 para 2000. Foram 294 mil há 30 anos e 817 mil no último levantamento. O aumento retrata, segundo o IBGE, movimento de resgate das tradições dos povos originários.

Laurel - A juíza federal Jaiza Fraxe e a empresa Transire foram citadas nominalmente por Wilson Lima ao anunciar a reabertura em tempo recorde do hospital de campanha Nilton Lins. Segundo o governador, Fraxe foi importantíssima para que o material do hospital de campanha da Prefeitura fosse utilizado na nova estrutura. 

Cirúrgico - Já o ministro da Saúde cobrou que todas as UBS de Manaus atendam pacientes com sintomas de Covid-19. Hoje a prefeitura trabalha 18, das 90 unidades, como referências para a Covid-19 e mais três unidades móveis, totalizando 21. “O que salva vidas é UBS aberta. David, todas”, afirmou.

Alta médica - Depois de 13 dias de internação, o presidente do Tribunal de Contas do AM, Mario de Mello, recebeu alta do hospital Sírio Libanês. Ele estava internado em São Paulo desde o dia 29 de dezembro, após testar positivo para Covid-19, quando estava na cidade.

Ônibus - O deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas) sugeriu à Prefeitura de Manaus que limite o nº de passageiros no transporte público enquanto durar a pandemia. Ele alerta que o volume se aproxima de 300 mil pessoas por dia: 67,6% da média diária de usuários do período pré-pandemia.

Conectado - O vereador Amom Mandel (Pode) lançou site exclusivo para receber demandas e prestar contas do mandato. O site foi promessa de campanha e é uma aposta do parlamentar para encurtar a distância com a população.

Conectado 2 -  O fato do trabalho presencial na Câmara estar suspenso até o dia 31 de março, por conta do avanço  da pandemia, reforça ainda mais a importância de incrementar sua presença virtual, diz Amom.

Balanço -  Durante o exercício de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral distribuiu R$ 834 milhões do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, conhecido como Fundo Partidário, às 33 legendas registradas na Justiça.

Duas verbas - O Fundo Partidário é diferente do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas. O primeiro é para manutenção dos partidos e é distribuído todos os anos; já o Fundo Especial se destina ao financiamento de campanhas e só é distribuído em ano eleitoral.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.