Publicidade
Sim & Não

Instituto que homenageou Arthur ganha contrato sem licitação

16/03/2018 às 19:12 - Atualizado em 16/03/2018 às 19:16
Show 35628920410 aa1ac734ac k

O Instituto Áquila de Gestão, que emocionou o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto (PSDB) há quatro meses, ao homenageá-lo com o prêmio “Foco Áquila de Gestão”, ganhou da Secretaria Municipal de Educação (Semed) um novo contrato, sem licitação. Pelos serviços de “consultoria”, para, em tese, estruturar o sistema de gestão da Semed em 2018, vai receber R$ 2,4 milhões. Nos últimos três anos, o Instituto Áquila de Gestão faturou mais de R$ 20 milhões em contratos com a Prefeitura de Manaus.  

Desafio   A dispensa de licitação é assinada pela secretária de Educação Kátia Serafina, que já é investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE/AM) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM) por dispensas de licitação em série na pasta. 

Apuração   No TCE/AM, a investigação que apura as dispensas de licitação na Semed que beneficiaram a Sisttech Tecnologia Educacional e a empresa Pri Apoio Administrativo, tocada com o auxílio do Ministério Público de Contas, está em fase avançada. 

Cicerone   Caberá ao presidente de honra do PSB, deputado estadual Serafim Corrêa, o papel de anfitrião da primeira reunião do presidente da ALE-AM, deputado David Almeida (ex-PSD), com os dirigentes estaduais do partido chefiado pelos “Serafins”.

Olho no olho   O encontro de David com os dirigentes do PSB ocorre neste sábado, na sede do partido, localizado na rua Barão de Itamaracá, bairro Flores. Também devem estar presentes vereadores e lideranças do PSB.

Ponte O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AM), deputado Abdala Fraxe, pediu o apoio do colega David Almeida, durante viagem à Brasília, para dar uma forcinha a ele junto à presidência nacional do Podemos. Coube a David defender a permanência de Abdala à frente da presidência estadual do partido. 

Queimado  Abdala enfrenta dificuldades para manter seu posto na chefia do Podemos no Amazonas desde a eleição suplementar para o governo estadual. À época, ele teve o registro de candidatura indeferido pela justiça eleitoral. Abdala era candidato a vice na chapa encabeçada por Rebecca Garcia (PP).

Ficha suja  O vice da ALE/AM é  considerado pelo TRE-AM ficha suja e está inelegível  até 2025. O político foi condenado ainda no primeiro quadrimestre de 2017 por formação de cartel em postos de gasolina. 

Então paguem  Uma proposta de iniciativa do senador Eduardo Braga (MBD) que obrigar os novos donos de distribuidoras de energia da Eletrobrás no Acre, Alagoas, Amazonas, Rondônia, Roraima e Piauí a pagar indenizações adicionais a trabalhadores demitidos. 

Negociação  Braga é presidente da Comissão Mista no Congresso Nacional sobre a MP 814/17, do governo federal, que autoriza a venda de seis distribuidoras de energia da Eletrobrás no Norte e Nordeste.  A MP prevê a desestatização da própria companhia. 

Detalhe’  A nova propaganda da Prefeitura de Manaus faz questão de mostrar que, agora, os servidores que trabalham na obra da Avenida Djalma Batista usam capacete de segurança. Por cinco dias seguidos o item foi esquecido e sequer havia isolamento da área.