Publicidade
Sim & Não

Interesse pela eleição em gráficos

14/09/2018 às 07:20 - Atualizado em 14/09/2018 às 07:23
Show buscas google 0ab55a01 48d7 4606 a54c 35a134112000

O Google lançou ontem uma página especial dedicada às buscas sobre eleições feitas por internautas no Brasil. Ligada ao Google Trends, a área é uma central de dados e gráficos que informa, em tempo real, sobre o interesse a respeito de candidatos e temas correlatos ao pleito. Até ontem, o Amazonas ocupava a última posição no ranking de “interesse em eleições nos últimos sete dias”. A seção “interesse de busca em tópicos, últimas 24 horas”, mostra os temas saúde e educação como os mais procurados no Estado.

Prioridade  O governador Amazonino Mendes (PDT) só tem um compromisso, hoje, na agenda de sua campanha à reeleição: reunião política com Ciro Gomes, às 20h. Antes, o candidato a presidente inaugura comitê com militantes e também o candidato ao Senado pela legenda, Hissa Abrahão.

A primeira   O presidenciável do PDT fará sua primeira visita ao Amazonas na condição de candidato às Eleições 2018. No finzinho de junho, quando foi ao Festival de Parintins, o nome de Ciro ainda não tinha sido confirmado em convenção.

Pode sim  Amazonino obteve importante vitória na Justiça Eleitoral, que o autorizou a usar símbolos públicos na propaganda. O juiz auxiliar do TRE-AM, Victor Nunes, negou pedido para tirar as peças do ar. Amazonino, sustenta o juiz, “apenas mencionou realizações e propostas relativas ao cargo em disputa, o que é permitido pela legislação eleitoral”.

Longa data  Responsável pelo convite que trará a Manaus,  amanhã, o general Mourão (PRTB), o coronel Menezes conhece o vice da chapa de Jair Bolsonaro (PSL) há 30 anos. Anti-partidário,  o militar da reserva imprimiu ao evento com Mourão a mesma característica e não quer políticos tradicionais dando pinta no local.

Efeito inverso  Entrevistado de ontem do Portal A Crítica, o candidato ao governo pelo PSC, Wilson Lima, disse que os “ataques rasteiros” que vem sofrendo por conta de episódio ocorrido há anos o motivaram a se dedicar mais à campanha:  “Se eu fazia duas caminhadas por dia, agora serão três”.

O caso  Após ser assediado por dois anos por uma fã, com quem diz que saiu para jantar uma única vez em 2012, Lima registrou BO contra ela. Ele diz que tomou a medida porque a moça passou a fazer contato com pessoas de sua família: “Fiz isso para proteger a todos”.  O caso foi noticiado como “curioso” pela Veja e apresentado como “denúncia” por blogs locais.

Ao vivo  A entrevista de hoje da série com candidatos ao governo será com Berg da UGT (PSTU). Estreante em disputas eleitorais, ele estará ao vivo na página do Portal A Crítica no Facebook a partir das 10h. A série de entrevistas começou dia  10, com Amazonino Mendes, e pode ser assistida também no canal do Youtube.

Ringue  O deputado Dermilson  Chagas (PP) deixou o plenário da ALE-AM, ontem, escoltado por seguranças para não apanhar do colega Abdala Fraxe (Podemos) que, transtornado, o chamava de vagabundo. Eles só não foram às vias de fato porque foram contidos.

Gafe  Tudo porque, para retrucar mais um torpedo do colega Sabá Reis (PR) contra o governo, Dermilson disse que os R$ 10 milhões pagos por um terreno “ao pai do Abdala” era o que precisava ser investigado. O pai de Abdala, porém, morreu faz mais de uma década.