Sexta-feira, 03 de Abril de 2020
Sim & Não

Interesses coletivos no horizonte


show_RAFABARBOSA_86547A6D-C14B-4E1E-9E8F-D95073BE0C47.jpg
29/02/2020 às 07:30

Se despedindo do cargo de defensor público-geral do Estado, Rafael Barbosa já sabe onde irá atuar nos próximos anos dentro da estrutura da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). Ele será o titular da Defensoria Pública Especializada em Atendimento de Interesses Coletivos (DPEAIC). O posto já foi ocupado pelo atual vice-governador do Estado, Carlos Almeida Filho, o que leva Rafael Barbosa a esclarecer que não tem pretensão de seguir carreira política.

Novo comando   O sucessor de Rafael Barbosa, defensor público Ricardo Paiva assume, na próxima segunda-feira (2), o comando da DPE-AM, em solenidade que ocorrerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), às 10h. O mandato de defensor público-geral é de dois anos. 

União   Ao celebrar a data que marca os 53 anos de fundação da Zona Franca de Manaus (ZFM), 28 de fevereiro, a deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB), ressalta a necessidade de união e de mobilização de todos em defesa da manutenção dos incentivos fiscais e de políticas efetivas de investimento no modelo amazonense, a fim de garantir a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Projetos   O deputado federal Alberto Neto (Republicanos) também comemorou os 53 anos da ZFM. E lembrou que, em seu primeiro ano de mandato, apresentou 33 projetos de lei, dos quais pelo menos oito têm impactos positivos para a ZFM.

Aula magna   O ano letivo da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) será aberto no próximo dia 16 de março com uma aula magna ministrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), professor-doutor Luís Roberto Barroso. O ministro falará aos presentes sobre “Um Olhar Sobre o Mundo e Sobre o Brasil à Luz do Direito”.

Ciência   Com o objetivo estimular o acesso igualitário da participação feminina na produção científica, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realiza, na próxima segunda-feira (2), a segunda atividade proposta para a celebração do movimento Mulheres e Meninas na Ciência, no Centro Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), unidade Escola de Educação Profissional Padre Estélio Dálison.

Literatura   A Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa) fez a doação de 300 obras literárias por meio do projeto “Literatura Caminhante”, para a biblioteca do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Os livros serão utilizados no novo projeto da unidade: “Revivendo na Poesia”.

Dia da Mulher   Com 100 vagas gratuitas, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) está com inscrições abertas para o curso gratuito “Mecânica de Salto Alto”. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a capacitação é voltada para mulheres, habilitadas ou não. As inscrições seguem até o dia 6 de março ou até o preenchimento das vagas.

Lançamento   Morando atualmente em Natal, a jornalista e escritora amazonense Regina Melo vai lançar sua mais nova obra, o livro de poemas “Mais uma vez poesia”, no dia 8 de março, na capital potiguar.

*Foto: Ascom/ALEAM


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.