Publicidade
Sim & Não

Interior sofre com altas do combustível

23/05/2018 às 20:36
Show diesel

Ao destacar que a capital do AM tem a 7ª gasolina mais cara do Brasil, a deputada federal Conceição Sampaio (PSDB) fez um alerta, ontem, durante audiência da Comissão de Minas e Energia da Câmara: dezenas de comunidades do interior do Estado estão na iminência de um colapso. Isso porque, tendo rios como estradas, a circulação de embarcações padece com a alta dos combustíveis. Conceição foi a única parlamentar do AM a participar de reunião de emergência no Palácio do Planalto, ontem, para tratar desse assunto.

Cortesia 1   O tucano Bi Garcia decidiu estender tapete vermelho para receber hoje a visita da comunista Vanessa Grazziotin, que vai ao município de Parintins prestar contas de seu mandato.

Cortesia 2  O próprio Bi Garcia convidou a imprensa para uma entrevista coletiva e café da manhã para recepcionar Vanessa, que irá dizer que contemplou Parintins com emendas que somam R$ 4 milhões.

De frente... O encontro entre prefeitos e a bancada do Amazonas no Congresso Nacional, realizado ontem em Brasília, poderá acontecer uma vez por mês em Manaus. A proposta é do deputado federal Alfredo Nascimento (PR).

...com a bancada  Alfredo pretende aproximar ainda mais os prefeitos e parlamentares para que todos possam  identificar as demandas prioritárias de cada município e a tramitação das emendas e projetos de interesse do Amazonas nos ministérios e no Congresso. “Vamos poder ajudar muito mais os municípios com esses encontros”, aposta Alfredo.

Apelo O senador Eduardo Braga voltou a cobrar a presença do Judiciário Federal nas cidades de Tefé e Tabatinga. Foi durante a sabatina ao advogado Henrique de Almeida Ávila para a vaga do Senado no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ordem Braga questionou a liminar da Corregedoria do órgão, que determinou ao Tribunal Regional da 1ª Região deixar de lotar juízes em diversas Varas Federais, entre elas, as duas cidades do Amazonas.

Avanço 1  A Fundação Cecon passará a integrar, a partir de 22 de junho, a Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC). Com isso, a unidade poderá receber pacientes do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, com despesas pagas pelo Ministério da Saúde.

Avanço 2  Conforme o secretário estadual de Saúde Francisco Deodato, a FCecon já atendia pessoas de outros estados, mas sem agendamento previsto e arcando com todos os custos. A compensação financeira é um dos temas que ele vinha defendendo junto ao MS. Segundo ele, somente no segundo semestre do ano passado foram 387 atendimentos desse tipo na FCecon.

Desabafo 1 O presidente do Conselho de Secretários Municipais do Amazonas (COSEMS-AM) e secretário de Saúde do Manaquiri, Januário Neto,  fez um desabafo ontem  na Arena Temática da Saúde da Marcha dos Prefeitos.

Desabafo 2  “Estamos sendo atropelados pelos outros entes. Além disso, o Congresso a todo momento cria amarras para a gestão”, disse Januário, sobre o excesso de burocracia imposto aos municípios.