Publicidade
Sim & Não

Isenção para que Manaus vire HUB

05/02/2018 às 21:06
Show aeroporto 123

A Assembleia Legislativa do Estado deve analisar nas próximas semanas projeto do Governo do Estado que concede isenção de ICMS para uma série de atividades da cadeia de serviços da aviação. O projeto é um importante passo para que o aeroporto internacional de Manaus conquiste status de HUB (centro de distribuição de voos).  A isenção pleiteada pelo Amazonas foi liberada  pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) em dezembro do ano passado e beneficia outros 11 estados.

Lista Pelo convênio do Confaz, os Estado podem conceder isenção para atividades como importação de máquinas e componentes para instalação do  HUB, aquisição de alimentação e provisões de bordo e importação de aviões e peças.

Nos ares Enquanto os ajustes fiscais são realizados, o diretor-presidente da Amazonastur, Orsine Oliveira Junior, segue com as tratativas para ampliar a conectividade de Manaus. Segundo ele, há conversas com Air Europe, Iberia, Latam, American Airlines e Avianca.

Bom negócio  Orsine Junior tem uma “carta na manga” para lançar às empresas: o voo direto Manaus-Miami é terceiro mais rentável da American Airlines no Brasil: “Só perde para os trechos Guarulhos-Nova York e Guarulhos–Dallas. Temos potencial para fazer mais voos”.

Reforma O projeto do HUB é um dos 18 que o Governo do Estado deve mandar para a Assembleia ainda este mês. A expectativa é de que a reforma administrativa seja outro deles.

Na escuta O sistema de interceptações telefônicas da Secretaria de Segurança já tirou o sono de muita gente e está prestes a ser operado em sua capacidade máxima. Cento e vinte servidores estão sendo capacitados para operar o sistema, chamado de Guardião.

‘Dossiê’ A deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) anunciou que vai mandar para Geraldo Alckmin (PSDB) cópia de denúncias de atrasos no pagamentos de merendeiras em Manaus. Alessandra sugere que o tucano confronte o prefeito de Manaus e seu rival das prévias, Artur Neto, sobre o assunto.

Timing  A retomada das negociações dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde (Susam) com o titular da pasta, Francisco Deodato, acontece duas semanas após audiência promovida pela Defensoria Especializada em Atividades de Interesse Coletivo (DPEAIC).

Timing 2  No próximo dia 19, o titular da DPEAIC, Carlos Almeida Filho, participa de nova audiência sobre data base e plano de carreiras da Susam. Animado, o defensor diz que agora conta com a boa vontade do governo para resolver o caso.

Enxuto  O Conselho Estadual de Meio Ambiente deve ter sua composição reduzida. Membros do poder público, que hoje são 26, vão para 15. E os conselheiros da Sociedade Civil Organizada saem de 19 para 15.

Não fechou Os deputados Luiz Castro (Rede) e Cabo Maciel (PR) lamentaram o fechamento da Base Anzol da Polícia Federal, negado por Alexandre Teixeira. “Está havendo uma modificação estratégica. Estão fazendo melhorias”, disse o delegado.

Gigante   Os beneficiários do Bolsa Família representam mais de um terço (37%) da população do Amazonas. Levantamento do “Valor Econômico” revelou que essa situação se repete em outros 11 estados brasileiros.