Publicidade
Sim & Não

‘Italiano’ dá insônia no meio político

12/04/2017 às 21:26 - Atualizado em 12/04/2017 às 21:31
Show janot03333

A primeira lista do procurador-geral Rodrigo Janot na Lava Jato, feita em março de 2015, originou 27 inquéritos com pouca consequência jurídica até agora: nenhum dos citados foi condenado. Ainda assim, tem muita gente sem dormir em Brasília porque sabe que não há morosidade no julgamento pela opinião pública. E a insônia dessa vez tem até nome: Antonio Palocci. Pessoas próximas ao ex-ministro petista dizem que o fim do sigilo nas delações da Odebrech vai estimulá-lo a colaborar com a Justiça.

Deserto   O “day after” da abertura de inquéritos contra 24 senadores foi de cautela no Senado. Quase ninguém circulou nos corredores e a sessão foi cancelada. Os três representantes do Amazonas estão na lista de investigados.

Mesmo  barco Eduardo Braga (PMDB) e Omar Aziz (PSD), hoje em campos opostos, são alvos do mesmo inquérito, o de nº 4.429. No despacho, o relator Edson Fachin menciona outra figura bastante conhecida nos bastidores da política local: o empresário José Lopes.

Campeão’ O deputado Alfredo Nascimento (PR), que também será investigado, é alvo do inquérito nº 4.443. Segundo os autos, quatro delatores citam o nome do deputado federal do AM como beneficiário de doação ilegal de campanha.

Deboche E enquanto isso, a Assembleia Legislativa parece mais preocupada com assuntos não tão republicanos. Ontem, o líder do Governo, Sabá Reis (PR), pediu votos para a Vivian, que disputa o BBB. Belarmino Lins disse que já votou mais de 20 vezes na “bela amazonense”.

Lobby, não Em visita a Manaus para divulgar a chegada da Uber à cidade, o diretor-regional de empresa, Henrique Weaver, evitou falar da atuação nos bastidores do Senado, que decidirá nos próximos meses o futuro da atividade.

Lobby, sim Principal força contra o transporte individual privado, os taxistas não escondem sua articulação. Segundo o presidente da cooperativa Golfinho, Marcelo Neder, o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) prometeu apoiá-los.

Fraude   O Amazonas está na mira do Conselho Nacional de Justiça, que expediu intimação eletrônica às Corregedorias dos Tribunais do País contra  fraudes no DPVAT. A medida é fruto de ação do MP de Minas Gerais, que apontou “graves reflexos” do golpe no Judiciário.

Lavou, tá novo O título de doutor honoris causa que a UEA entregará este ano ao ex-governador Amazonino Mendes (PDT) está na gaveta da instituição há 13 anos. Foi concedido em 2004, na gestão de Lourenço Braga.

Cadeia   Pesquisa nacional encomendada pelo Palácio do Planalto aponta que 70% dos brasileiros desaprovaram o desempenho do governo na crise penitenciária, que teve 130 presos massacrados este ano.

Cadeia 2  Michel Temer (PMDB), com 20% de citações, aparece como o “principal” responsável pela crise nas cadeias. O ranking de problemas é: superlotação, infraestrutura precária e ociosidade dos detentos.

Currículo O tablóide britânico “Daily Mail” fez acordo com a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, e vai indenizá-la por dizer, em 2016, que ela oferecia “serviços adicionais” quando era modelo. Melania receberá R$ 9,1 milhões.