Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Editorial

Jornalismo e sociedade


ac_E0A57093-1D0E-4E71-A738-E6C364FD10EA.JPG
19/04/2019 às 08:54

Todas as democracias consolidadas contam com uma imprensa forte e independente, tanto que a plena liberdade de imprensa é tida como um dos requisitos indispensáveis para o próprio exercício democrático.  O jornalismo profissional, fundamentado em critérios éticos e técnicos, é uma ferramenta essencial na defesa de valores como a liberdade de expressão e de acesso a informações veiculadas de forma correta e responsável. Este tem sido o papel do Jornal A CRÍTICA ao longo de seus 70 anos completados hoje, atuando sempre na defesa dos interesses do Amazonas e de seus cidadãos.

Mais do que informar, o jornalismo contribui para o equilíbrio de forças na sociedade, ao expor os atos que interferem diretamente na vida das pessoas. É função do jornalismo levar ao público fatos que alguns grupos prefeririam que continuassem ocultos, seja para manter privilégios ou mesmo para perpetuar práticas delituosas. Essa característica coloca a imprensa como alvo permanente de ataques. Por vezes, a função social do jornalismo é menosprezada, para não dizer ignorada, ocasionando tristes episódios de censura a meios de comunicação.

Uma agressão recente foi protagonizada pela cúpula do Judiciário nacional, que proibiu a veiculação de determinado material jornalístico. Felizmente, a reação foi imediata, inclusive por parte de setores do próprio Judiciário, de onde partiram vozes condenando a medida e reafirmando que a liberdade de imprensa é uma conquista, algo que o País deixou escapar por um certo período, o que serviu apenas para acentuar seu caráter indeclinável. Quando se pretende o fim da democracia, o jornalismo é um dos primeiros alvos. Como lembraram alguns juristas, atacar a liberdade de expressão é o mesmo que atacar a democracia. Ademais, a própria Constituição estabelece ferramentas de controle. Em caso de excessos, a lei assegura o direito à reparação, de forma que não há espaço para censura.

O jornalismo também é uma via de mão dupla. Se, por um lado, leva ao público informações relevantes sobre o que se passa no País e no mundo, por outro, dá voz àqueles cuja fala é fraca demais para ser ouvida. Revela a face da sociedade que muitos não querem ver e exerce pressão sobre o poder público para que atente a problemas que demandam soluções urgentes. Também por isso, o bom exercício do jornalismo é uma condição para o fortalecimento de toda a sociedade.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.