Publicidade
Sim & Não

José Melo mostra força para 2018

01/04/2017 às 16:41 - Atualizado em 01/04/2017 às 16:43
Show jose melo0333

Na mesma semana em que sofria um desgaste público na capital, em virtude do aumento da alíquota de ICMS aprovado pela Assembleia a pedido do Poder Executivo, o governador José Melo (Pros) selava um acordo com os 61 prefeitos dos municípios do interior. O pacto, entre outras coisas, prevê benefícios para as cidades como a reforma de hospitais, recuperação do sistema viário e a revitalização de ramais. A primeira-dama, Edilene Gomes, acompanhou toda a negociação.

Ocasião  Aos prefeitos,  Melo justificou que, passado o auge da crise - e após ter feito o “dever de casa” - agora sim o Estado pode oferecer ajuda ao interior, “sem levantar bandeira política”, segundo afirmou. 

Decisivo  Na última eleição para o governo do Estado, em 2014, os votos do interior do Estado foram primordiais na definição do pleito. No 1º turno, José Melo ganhou na capital, mas perdeu para Eduardo Braga (PMDB) no interior. Virou o jogo no 2º turno e ganhou lá e cá.

Força  A primeira-dama Edilene Gomes vem ganhando cada vez mais influência nas decisões do governo. Com ações sociais, e de bastidor, terá tarefa essencial para recuperar a popularidade do governador.

Gênio  Aliás, em evento público na última sexta (31), o vice-governador Henrique Oliveira (SDD) disse que a criatividade de José Melo é  digna de estudo. Se referia ao fato do governador conseguir atender 61 prefeitos do interior em uma semana. Para ele, Melo está no naipe de Santos Dumont, inventor do avião.

Explosivo  Conforme reportagem da revista Veja deste fim de semana, o mineirinho Aécio Neves (PSDB) embolsou propina até por obra no rio Madeira, no estado vizinho, Rondônia. Delator diz que o tucano recebeu R$  70 milhões em dinheiro sujo.

Jorrando  Do total, “50 milhões foram repassados ao senador depois que a Odebrecht venceu o leilão para a construção da hidrelétrica de Santo Antônio, em dezembro de 2007”, diz a revista. O reservatório de Aécio fica numa conta em Nova York.

 Postagem  Em reação à campanha “Mais Impostos, tô fora”, lançada pela OAB/AM, seguidores do presidente da Ordem, Marco Aurélio Choy, se manifestaram de diversas formas em sua página no Facebook.

Adivinho Alguns elogiaram a iniciativa. Outros disseram que a OAB apoiou o “golpe” contra Dilma Rousseff. Já um internauta questionou: “Por que não lutaram contra o aumento da passagem de ônibus?”. Outro concluiu: “OAB tá a serviço do (Eduardo) Braga”.

Péssimo  Pesquisa inédita desenvolvida pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostra que Manaus está em 122º lugar no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL). Manaus foi avaliada na lista das cidades grandes, juntamente com outros 149 municípios.

Conclusão  Conforme o levantamento, o desempenho da capital do AM ainda é negativo no indicador “Cobertura Municipal do Centro de Atenção Psicossocial”, onde aparece na 148ª posição. A cidade também desempenhou um dos piores resultados nacionais quando observados os indicadores “Taxa de Desemprego” e “Número de Homicídios por Arma de Fogo”.