Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020
Sim e Não

Josué encerra sessão da Assembleia chateado com plenário vazio


show_show_share_medium_4966F8A0-6C8E-453C-AFA3-28C178E95EF2_A23EF06D-FEDB-487C-B276-CD576358990E.jpg
30/09/2020 às 08:24

Chateado A sessão plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas de ontem foi encerrada bruscamente pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PRTB). O parlamentar estava chateado com o plenário vazio. “Não havendo quórum, a reunião está encerrada”, disse. 

Presentes  Os únicos parlamentares presentes até o momento do encerramento da sessão eram: Álvaro Campêlo (Progressistas), Felipe Souza (Patriotas), Serafim Corrêa (PSB), Sinésio Campos (PT), Joana DArc (PL) e Delegado Péricles (PSL). Ontem haveria votação do requerimento que pedia a prorrogação da CPI da Saúde por  60 dias. Mas não aconteceu. 

A sugestão do prefeito Arthur Neto (PSDB) para decretar lockdown em Manaus deu o que falar. Além do governador Wilson Lima (PSC) ter se pronunciado e dito que sequer pensa no fechamento total, o presidente Jair Bolsonaro também criticou a ideia de Arthur. “A gente vê agora absurdos. O prefeito de Manaus falou que tá esperando uma sugestão do governador pra decretar o lockdown. Pô, cara, essa política acabou”, disse na saída do Palácio da Alvorada.

Sem segunda onda   Ainda ontem pela manhã o governador Wilson Lima publicou um vídeo dizendo que descarta a possibilidade de lockdown diante do aumento de casos de Covid-19. Segundo ele, não estamos nem perto do pico da doença nos meses de abril e maio. 

Margem de 5%  Eleitores estão cobrando o deputado federal e candidato a prefeito de Manaus, Alberto Neto (Republicanos), sobre o PL 2017/2020, para aumentar a margem consignável em 5%. A última movimentação na Câmara dos Deputados diz que  projeto está aguardando recebimento pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) para ser apreciado.  

UMM  O candidato a prefeito do PCdoB, Marcelo Amil, anunciou que uma das propostas de sua campanha é a criação da Universidade Municipal de Manaus, caso seja eleito. “Nós queremos incluir as pessoas no nosso plano de governo. Assim nós vamos escolher a melhor solução para todos”. 

Novo envio   O Tribunal de Contas do Amazonas  entregou à Justiça Eleitoral uma nova lista atualizada de gestores com as contas reprovadas pela Corte de Contas. Na lista constam 956 processos de 567 gestores e ex-gestores do Amazonas. A lista é utilizada com base na Lei da Ficha Limpa que leva em consideração o julgamento do TCE para avaliar a elegibilidade dos candidatos.

Reduzido A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) irá reduzir a carga horária de trabalho por conta dos casos de Covid-19 a partir do dia 1º. O atendimento ao público será das 9h às 15h. Há informações de que muitos servidores da secretaria foram infectados nos últimos dias. 

Omissão? A  Assembleia Legislativa do Amazonas  não divulgou os dados da testagem em massa realizada na Casa, embora o pedido seja feito quase que diariamente por esta coluna à assessoria. A Aleam resolveu realizar testes rápidos nos servidores e parlamentares após surgirem vários casos de Covid-19. Os testes iniciaram no dia 16 de setembro, após denúncias de desrespeito aos protocolos sanitários.
 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.