Terça-feira, 04 de Agosto de 2020
Sim e Não

Josué Neto ofende deputados da base


show_share_medium_4966F8A0-6C8E-453C-AFA3-28C178E95EF2_A23EF06D-FEDB-487C-B276-CD576358990E.jpg
15/07/2020 às 08:16

A sessão plenária de ontem  foi marcada por discussões acaloradas e baixaria. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto (PRTB)   usou a Tribuna para fazer críticas ao governo de Wilson Lima (PSC), mas acabou ofendendo diretamente os demais parlamentares, descendo o nível da discussão. As palavras “merda”, “cocô” e “cagando” foram proferidas pelo parlamentar, que também chegou dizer  que os colegas da base aliada ao Governo “vivem em Nárnia”.   

Invertidas Revoltados, os deputados estaduais criticaram a postura do presidente da Casa. A vice-presidente da Aleam, Alessandra Campelo, cobrou respeito e retrucou o presidente: “quem me colocou aqui não foi nenhum senador e governador, que botou a mão na minha cabeça, não”.

Omissão O deputado mais idoso da Casa, Belarmino Lins, que estava presidindo a sessão no momento de destempero de Josué, pediu para que os termos utilizados por Neto   fossem retirados das notas taquigráficas.  

Causa da confusão  A fala em tom alterado  de Josué Neto se deu no momento em que ele justificava os motivos do veto ao Projeto da Lei do Gás não ter sido apreciado na Aleam, causando  o ‘trancamento’ das pautas por mais de um mês. Ele iniciou o discurso elencando uma “série de erros do atual Governo”. Ao final, após ‘sermões’ dos colegas, inclusive da deputada professora Therezinha Ruiz, teve que pedir desculpa aos parlamentares que se sentiram ofendidos.  

Debate O pré-candidato pelo PT à Prefeitura de Manaus, José Ricardo, fará uma live  com Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, sobre o tema: “O Desafio de Administrar uma Cidade Grande”, a partir das 9h de Manaus de hoje. A transmissão acontecerá através das redes sociais do deputado federal e de Fernando Haddad.

Especulação Ao contrário do que alguns blogs de política publicaram nos últimos dias, o senador Eduardo Braga (MDB) negou que seja pré-candidato à prefeito de Manaus. Ele disse que está focado em seu trabalho em Brasília para garantir recursos para o combate à pandemia na capital e interior do Amazonas.  

Mais uma vez A discussão pela retirada do Aeroclube do bairro de Flores voltou à tona. Ontem o deputado estadual Sinésio Campos (PT) apresentou uma proposta para que seja realizada uma Audiência Pública com a participação da Secretaria Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e a diretoria do Aeroclube, no próximo dia 24, para debater a retirada do Aeroclube  do local. 

Audiências  Suspensas desde o dia 19 de março, por conta da pandemia da Covid-19, as audiências conciliatórias da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/Aleam) foram retomadas esta semana via Whatsapp. Com isso, de acordo com o presidente da Comissão, deputado estadual João Luiz (Republicanos), todas as audiências conciliatórias agendadas para o período de março a junho de 2020 serão realizadas a partir desta semana.

Acessibilidade  Na Câmara Municipal de Manaus (CMM) um projeto de lei que garante atendimento em Libras em agências bancárias e empresas prestadoras de serviços na capital do Amazonas foi aprovado. A proposta é do vereador André Luiz (PL) e segue, agora, para sanção do prefeito Arthur Neto.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.