Publicidade
Sim & Não

Juiz inocenta Amazonino no caso dos DVDs

24/05/2017 às 22:38
Show amazonino088888

A distribuição de 400 mil DVDs pela gestão do prefeito Amazonino Mendes (PDT), em 2011, foi considerada pela 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal uma simples “prestação de contas” do gestor no comando da Prefeitura de Manaus. Com o entendimento, o juiz Cezar Bandiera rejeitou a ação civil por improbidade movida pelo MPE/AM, em 2013, e inocentou Amazonino da acusação de gastar R$ 8 milhões com a produção do documentário para se “promover”.  

Propósito   Conforme diz Cezar Bandiera em seu despacho, datado de 17 de maio, o vídeo produzido pela gestão Amazonino Mendes se propôs a “divulgar a prestação de contas de 2009 a 2011, especificando as medidas que foram tomadas pela gestão da cidade, à época, sem que tenha sido o requerido idealizado como “o salvador da pátria” ”. 

Sintomático  O senador Eduardo Braga não foi convidado pelo Palácio do Planalto para participar, ontem, de uma reunião em que 17 senadores do PMDB foram recebidos por Michel Temer, o que reforça a tese de que Rebecca Garcia foi demitida da Suframa por conta da irritação do presidente com o parlamentar.

Rebeldes  Da reunião em que parlamentares do PMDB manifestaram apoio a Temer também não participaram Renan Calheiros, líder do partido no Senado, e a senadora Kátia Abreu. Ambos fazem críticas abertas ao presidente e pregam a sua renúncia.

Curioso  Antes mesmo de ser confirmado quem seria o novo superintendente da Suframa, o nome do advogado Bruno Monteiro Lobato, até então procurador  da Amazonastur, apareceu no Diário Oficial da União (DOU) como superintendente-adjunto de Operações da autarquia. Bruno, de 34 anos, é ligado ao deputado Silas Câmara e, nos últimos dez anos, atuou como assessor e coordenador de comissões técnicas na ALE/AM.

Prestígio  As mudanças na Suframa atingem outro cargo sob influência de Silas Câmara. A Superintendência Adjunta de Projetos da autarquia será ocupada pela advogada Paula Andréa Kanzler Soares, esposa do coronel Amadeu Soares, que foi candidato a vice na chapa de Silas na campanha para a Prefeitura de Manaus, ano passado. Até então, ela atuava na  Secretaria  de Assuntos Fundiários.

Peregrinação  A agenda de viagens ao interior do ex-deputado Marcelo Ramos (PR), pré-candidato ao governo,  começou ontem em Presidente Figueiredo e hoje segue para Manacapuru. No sábado, Marcelo segue para Itacoatiara e na próxima segunda, a parada é em Novo Airão.

Projeto  Marcelo irá participar dos encontros municipais do Partido da República. Com grande capital político em Manaus, onde obteve 457.809 mil votos nas eleições municipais do ano passado, Marcelo Ramos tenta ampliar sua presença no interior do AM, que detém 45% dos eleitores do estado.

Desagravo   O Sindicato dos Jornalistas do Amazonas condenou, em nota, a divulgação das conversas entre o blogueiro Reinaldo Azevedo e a irmã do senador Aécio Neves, Andrea Neves. “Representa um ataque à liberdade de imprensa e ao direito constitucional de sigilo da fonte”, diz, ao lembrar que a legislação veda o uso de gravação que não esteja relacionada à investigação.